Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Classes de palavras
Antonio Xavier Balbé Revisor Porto Alegre, Brasil 5K

Ouço nas rádios: «Chove forte na região sul.» E «Chove fraco em Santa Maria/RS».

As duas formas estão certas, ou nenhuma? Obrigado.

Cristiana Campos Professora Braga, Portugal 7K

Gostaria de saber em que subclasse se insere a palavra século.

Grata pela atenção.

Miguel Freitas Professor Guarda, Portugal 12K

Qual é a classificação morfológica completa de enfim?

Ivone Martinho Professora Guarda, Portugal 3K

Gostaria de saber se existe o advérbio "desbarramento" para dizer que se quer tirar a barra a um cartão que está barrado.

Obrigada pela resposta!

Maria da Graça Correia Professora Lisboa, Portugal 15K

Na frase «Tal pai, tal filho», como classificar morfologicamente tal? Determinante demonstrativo? Locução conjuncional comparativa? Determinante indefinido?

Agradeço os vossos esclarecimentos.

Xavier Brandão Estudante Porto, Portugal 5K

A abstracção, na gramática, é, pelo que até agora dela estudei, algo frequente.

As noções de vogal e consoante são disso um exemplo. Primeiro, há a noção de fonema: os sons elementares que, combinados de determinada maneira, formam os vocábulos. E é na forma como certos fonemas são produzidos pelos órgãos humanos que se chega às noções atrás mencionadas: as vogais são produzidas expelindo o ar, sem que este encontre qualquer obstrução à sua passagem pelo aparelho fonador; as consoantes já encontram algum tipo de obstrução. É, pois, abstraindo-nos das diferenças que definem este ou aquele fonema e encontrando uma propriedade (ou, eventualmente, mais propriedades) comum a alguns deles que podemos definir novas noções, abstractas — as noções de vogal e de consoante.

Escrevo isto tudo, não para dar lições, mas para colocar uma questão e verificar se percebi bem os métodos da gramática.

A minha dúvida é — chegando ao que interessa — sobre as classes de palavras.

Se bem percebi, as dez classes de palavras são também resultado de uma abstracção. Para justificar a definição de tal noção, penso assim: na língua existe uma imensidade de palavras; os linguistas, ao percorrerem o léxico de uma língua, deram-se conta de que havia algumas delas que serviam para nomear pessoas, coisas, animais, ideias e concluíram que fazia sentido, para efeitos do conhecimento da língua e dessas palavras, apor-lhes uma mesma etiqueta: o substantivo; percorreram outras palavras e concluíram que algumas delas, para lá de aspectos que as diferenciam, convergiam na função que desempenhavam: por exemplo, o adjectivo, que serve para caracterizar o substantivo. E, no fim do caminho pelo léxico da língua, encontraram dez tipos de palavras que, no que à função a desempenhar diz respeito, convergiam.

Ou seja, a noção de classes de palavras resulta da análise das palavras abstraindo-nos da ideia particular que exprimem ou ajudam a exprimir, e considerar apenas em que aspecto convergem no tipo de ideias que exprimem (ou ajudam a exprimir).

E ainda a propósito das classes de palavras: é raro encontrar nos livros definições claras e simples acerca de cada uma das classes de palavras. Coisa que me deixa confuso. É normal, isto?

Estou certo ou errado?

Espero não ter sido confuso.

Obrigado pela ajuda.

Paulo Aimoré Oliveira Barros Funcionário público Garanhuns, Brasil 3K

Li o seguinte numa publicação religiosa: «Precisamos de alguém de fora para dar-nos o domínio próprio que os estóicos desejavam, e esse alguém é o Espírito Santo.» Nunca vi nos melhores escritores a combinação de um pronome demonstrativo com um pronome indefinido, mas percebo que tal junção se tem intensificado nas matérias que se publicam aqui. Necessito de vossa opinião, pois creio ser muito estranha essa sintaxe... Acredito também que tal arranjo não tem nenhum apoio clássico. Na língua latina nunca jamais vi «hic aliquis» nem «iste aliquis».

Illustrate me! Tenebras solvite!

Bruno Carvalho Arquivista Madrid, Espanha 19K

Como se distingue se longe e perto são adjectivos ou advérbios?

Maria Alves Digitadora Brasília, Brasil 11K

O que é um verbo significativo? Li o artigo, e a minha dúvida continuou, pois refere apenas que a classificação verbo copulativo não se opõe à de verbo pleno. E não explica o que é um verbo significativo.

Obrigada pela atenção.

Cristiana Travesso Estudante Aveiro, Portugal 13K

Qual a função da palavra que nas seguintes frases?

— «Que agradável manhã!»

— «Tenho que ir à cidade.»

— «Há nela um quê de atraente.»

— «Haverá sempre necessidade de que o povo fiscalize as acções dos políticos.»

— «Só desejamos uma coisa: que a nova geração seja melhor que a anterior.»