Ouve-se e lê-se cada vez mais a expressão «de volta de». Pergunto, por isso: é aceitável uma frase como «Aquela pessoa está na sua rotina, de volta dos assuntos habituais»? Não se deveria dizer/escrever «à volta de» ou «em volta de»?
«Peço imensa desculpa» ou «peço imensas desculpas»?
Poderiam esclarecer-me, se fazem o favor, se a palavra guarda-chuva ( processo de formação – composição morfossintática), poderá ser considerada da mesma família de chuva.
Muito obrigada pela atenção.
A minha questão é a seguinte: o vocábulo "piscetariano" existe? E "piscetarianismo"?
Obrigada.
Em que contextos se usa cada uma das expressões que se segue: «de harmonia com» e «em harmonia com»?
Pretendia saber como se designa um período de sete anos? Encontrei a palavra "seténio" nuns textos traduzidos nos anos sessenta de italiano para português, mas não existe no Priberam...
Obrigada.
Eu gostaria de esclarecer qual a conotação atribuída à expressão «És bera a... »
Ressecar e ressequir são sinónimos? Pode usar-se um ou outro em qualquer situação ou não?
Obrigada.
Sei que o plural de meia-maratona é meias-maratonas, não sei é explicar esta flexão!
Meia é o quê?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações