Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Classes de palavras
Diogo Morais Barbosa Revisor Lisboa, Portugal 9K

Ouve-se e lê-se cada vez mais a expressão «de volta de». Pergunto, por isso: é aceitável uma frase como «Aquela pessoa está na sua rotina, de volta dos assuntos habituais»? Não se deveria dizer/escrever «à volta de» ou «em volta de»?

Diogo Waydown Estudante Porto, Portugal 77K

«Peço imensa desculpa» ou «peço imensas desculpas»?

Maria Gabriela Ferreira Professora Maia, Portugal 24K

Poderiam esclarecer-me, se fazem o favor, se a palavra guarda-chuva ( processo de formação – composição morfossintática), poderá ser considerada da mesma família de chuva.

Muito obrigada pela atenção.

Ana Estudante Braga, Portugal 4K

A minha questão é a seguinte: o vocábulo "piscetariano" existe? E "piscetarianismo"?

Obrigada.

Arsénio Sacramento Tradutor Cascais, Portugal 4K

Em que contextos se usa cada uma das expressões que se segue: «de harmonia com» e «em harmonia com»?

Lina Gomes Setúbal, Portugal 36K

Como se designa um conjunto de deputados?

vanda arquitecta/ estudante de doutoramento matosinhos, portugal 2K

Pretendia saber como se designa um período de sete anos? Encontrei a palavra "seténio" nuns textos traduzidos nos anos sessenta de italiano para português, mas não existe no Priberam...

Obrigada.

Helena Isabel Moreira Carvalho Estudante Batalha, Portugal 10K

Eu gostaria de esclarecer qual a conotação atribuída à expressão «És bera a... »

Maria Lúcia Borroes Professora deMatemática Évora, Portugal 14K

Ressecar e ressequir são sinónimos? Pode usar-se um ou outro em qualquer situação ou não?

Obrigada.

Carla Marques Enfermeira Lisboa, Portugal 10K

Sei que o plural de meia-maratona é meias-maratonas, não sei é explicar esta flexão!

Meia é o quê?