Na gramática tradicional, os adjetivos numerais designavam-se numerais ordinais.
São muitas vezes usados de forma abreviada, com vista a uma maior funcionalidade da escrita, uma vez que sua representação por extenso é complexa e pouco prática. Usa-se assim a abreviatura do número, seguida de ponto, que indica que houve eliminação de letras, seguida da terminação [º] ou [ª], que indica se o numeral é masculino ou feminino: 1.º, 1.ª, 34.º, 34.ª, …
Na nomenclatura atual, designam-se por adjetivos numerais e «indicam a ordem ou a sucessão do que é referido pelo nome. Surgem geralmente em posição pré-nominal e podem ser precedidos de determinantes.
Ex. O quarto andar tem uma vista magnífica.
Esse sexto volume tem 345 páginas.» (cf. Gramática de Português, de Maria Regina Rocha, Porto Editora)
Assim, se fizermos a lista dos adjetivos numerais, ela será infinita, e último não será o que veremos no fim dessa lista, pois não pertence a esta classificação.
Último é um adjetivo qualificativo, que indica que não haverá outro posteriormente = derradeiro. Segundo o Dicionário Houaiss, «que se situa ou vem depois de todos os demais numa sequência; o que está ou vem no final: o último lugar na classificação.»
Mas pode ser também um substantivo, «aquele ou aquilo que vem ou se situa depois de todos os demais: o último da fila; o último numa classificação».
Por outro lado, primeiro também pertence a várias classes de palavras: adjetivo numeral «que ocupa numa sequência a posição do número um: primeira porta», adjetivo qualificativo «que precede outros em tempo, lugar ou importância: primeiro homem a pisar Lua», advérbio «antes de qualquer outro no espaço, tempo ou importância: ele primeiro foi à farmácia, depois, ao talho» e substantivo «o que ocupa o primeiro lugar no tempo e no espaço: ele é o primeiro na lista de espera.» E acrescenta sobre o substantivo: «gramática: construções como primeiro a chegar, a partir, a comer, etc foram consid. gal. pelos puristas que sugeriram no seu lugar primeiro em chegar, em partir, em comer, etc»
No exemplo que dá: «Na expressão ‘o último a chegar...’ o antónimo é ‘o primeiro a chegar’», tanto primeiro como último são substantivos, daí serem antónimos.