DÚVIDAS

Mal, mau e bem
Sei que em português há uma diferença entre mal e mau. Mal é advérbio, contrário de bem: «Ele joga mal/bem.» Já mau é adjetivo, contrário de bom: «Ele é mau/bom jogador.» Mal também pode ser substantivo, também contrário de bem: «O Bem vencerá o Mal.»   Entretanto, tenho uma dúvida. O correto é dizer «o mal da sociedade urbana é a violência», ou devo usar mau nesse caso? Vi escrito mal, mas a meu ver o certo seria mau. Senão vejamos: para mim, trata-se de um adjetivo substantivado, equivalendo a ruim, e o antônimo seria bom. Poderia construir a frase da seguinte maneira: «O ruim da sociedade urbana é a violência; o bom, a tecnologia.» Se usasse mal, teria de dizer que «o bem da sociedade moderna é a tecnologia», o que para mim é estranho. Mas gostaria da opinião de vocês.Grato.
A palavra toutiço
Podem dizer-me o que significa totiço? Numa pesquisa do seu uso pelo Google, parece ser «cara» ou «focinho» («levas um murro no totiço»), ou «cabeça» («caem em cima do totiço e do capô do carro») e até penso ser uma forma de trança ou totó («cortaste-me metade do totiço») mas pelo menos é algo que tem forma e consistência material, supostamente conhecidas («na forma de um totiço»). Até acho que pode ser usado como insulto («de facto tudo começou com a minha esposa a chamar-me totiço!»). Essa palavra "existe" ou é mais uma dessas novas palavras que surgem todos os dias das mentes criativas dos jovens?
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa