Pelo no começo de oração de infinitivo (arcaísmo)
Na tradução de António Feliciano de Castilho (1800-1875) das Metamorfoses, no episódio de Io, há essa passagem:
«Olha em torno de si, não vê o esposo; e suspeitosa, pelo haver colhido já vezes cento em amorosos furtos, não o achando nos céus, — Ou eu me engano, ou lá me agravam — diz.»
Parece que pelo aqui é per mais o pronome o, e não o artigo definido o. Isso é possível? Ou seria melhor "pelo o haver colhido"?
Obrigado.
Pessoas vivas e falecidas numa mesma lista
Estamos mandando confeccionar uma placa para homenagear algumas pessoas, entre elas temos pessoas falecidas e vivas.
Pergunto:
Para as pessoas falecidas, podemos escrever in memoriam depois do seu nome?
Para as pessoas vivas, podemos escrever in vivo ou «em vida» depois do seu nome?
Grato.–
Cidade com minúscula: «cidade de Nova Iorque»
Em «a cidade de Nova Iorque» (condado americano), a palavra "cidade" tem o "C" maiúsculo? Ou é minúsculo? E por quais motivos isso no caso também?
Muitíssimo obrigado e um grande abraço!
O nome fisiolostria
Li em peça de teatro escrita em 1898, a filha escrevia carta ao pai:
«- Querido Papá, remeto-lhe a minha FISIOLOSTRIA que tirei no retratista...»
A minha pergunta é: o termo fisiolostria está correto, como sinónimo de «retrato em papel»?
Podemos aceitá-lo como de uso corrente no ano de 1900?
Obrigado.
Pronúncia: trânsito e subsolo
O S tem som de SS após consoantes: subsolo, hipersônico etc.
Porém, por que em alguns casos, ele tem som de Z: transação?
Logo, palavras como subsídio são ditas por alguns com som de SS e por outros, com som de Z, indevidamente segundo a maioria dos livros.
Qual a regra definitiva e qual a explicação ?
O título «Boa cama boa mesa»
Nesta publicação, o título constitui uma expressão correta?
"Boa Cama Boa Mesa" (Expresso)
Não seria mais correto "Boa cama, boa mesa" ou "Boa cama e boa mesa"?
CIAV e CIA
O INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) tem o CIAV (Centro de Informação Antivenenos). Sabendo que antiveneno é uma palavra, logo uma unidade vocabular autónoma, a sua sigla não deveria ser CIA?
Obrigado.
Núcleo sintático de «uma das pessoas que precisavam de ajuda»
Na frase «Aquela aluna é uma das pessoas que precisava de ajuda», qual o núcleo do predicativo da primeira oração?
"Uma" ou "pessoas"?
Obrigado.
Travessão e diálogos
O travessão não é necessário em diálogos, apenas após o uso de dois pontos?
Eu aprendi diferente, tanto na escola, quanto na faculdade.
Poderia me ajudar com isso, por gentileza?
Obrigada.
Recuperar e recuperar-se
Usa-se recuperar ou recuperar-se quando se fala de outro indivíduo? Qual das duas opções está correta e porquê?
1) Michel escolheu Portugal para recuperar de uma tuberculose.
2) Michel escolheu Portugal para recuperar-se de uma tuberculose.
Obrigada.