DÚVIDAS

A preposição por e os pronomes átonos em orações de infinitivo

Confesso que fiquei confuso com a correção que foi feita ao teste de Português da minha filha, nomeadamente na parte a que antigamente chamávamos "redação". Numa situação fiquei dúvidas.

A minha filha relatava uma viagem que fez à Disney com a irmã e contava que logo à chegada a Paris tiveram uma pequeno problema porque não sabiam qual era o autocarro. Depois de explicar, a dada altura escreveu: "(...) acabámos por encontrar".

Ora o corretor acrescentou um "o", ficando: "(...) acabámos por o encontrar".

Está correto? Não seria "por encontrá-lo".

"Por o encontrar" não soa bem.

Grato!

Resposta

Neste caso, ambas as possibilidade estão corretas.

O que está em questão é a colocação do pronome átono (pronome clítico) relativamente ao verbo: deverá surgir antes do verbo (em próclise) ou depois do verbo (em ênclise)?

A regra geral, em frases afirmativas, indica que o pronome átono se coloca depois do verbo, como em (1):

(1) «Eu procuro-o.»

No entanto, há muitas situações que levam à colocação do pronome átono antes do verbo, em próclise (para mais informações, consulte-se esta resposta).

Há ainda vários casos em que é possível colocar o pronome ora antes do verbo ora depois. Esta possibilidade acontece, por exemplo, nos casos em que uma preposição introduz uma oração que inclui um verbo no infinitivo (oração infinitiva simples), como se observa em (2) e (3):

(2) «Ele ficou de me trazer este livro.»

(3) «Ele ficou de trazer-me este livro.»

Com a preposição por verifica-se igualmente a possibilidade de se optar pela colocação antes ou depois do verbo, pelo que tanto está correta a frase (4) como a frase (5):

(4) «Acabámos por o encontrar.»

(5) «Acabámos por encontrá-lo.»

Refira-se ainda que esta dupla possibilidade de colocação dos pronomes átonos não se verifica com as preposições a e com, com as quais o pronome surge depois do verbo.

Disponha sempre!

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa