Se a expressão «Heróis Unidos» surgir em estruturas como «Heróis unidos vão derrotar o vilão», o termo unidos, neste caso, é considerado um adjetivo.
Os particípios verbais e os adjetivos partilham um número importante de propriedades morfológicas, sintáticas e semânticas. Neste sentido, autores como Rita Veloso e Eduardo Raposo, em Gramática do Português (Fundação Calouste Gulbenkian), consideram que «não existe uma separação nítida e estanque entre a classe dos adjetivos e a dos particípios. Antes, os particípios, dependendo do contexto em que ocorrem e também do seu sentido mais ou menos previsível a partir do verbo com que se relacionam, podem ocupar um determinado número de posições numa escala gradativa na qual um dos extremos corresponde a formas inteiramente verbais e o outro a forma cujo sentido se afasta do sentido do verbo correspondente, e das quais se pode dizer que se recategorizaram completamente em adjetivos» (pág. 1478).
Os contextos em que os particípios apresentam sobretudo propriedades verbais são:
i) tempos compostos, construídos com o auxiliar ter ou haver:
(1) «Os heróis tinham unido a população contra o vilão.»
(2) «Os heróis haviam unido a população contra o vilão.»
ii) frases passivas, com o verbo auxiliar ser:
(3) «Os heróis foram unidos pelo vilão.»
Nas construções em que os verbos auxiliares são estar e ficar, existe uma discussão em torno da recategorização dos particípios como verbos ou adjetivos, uma vez que, em estruturas como (4) e (5), os particípios se aproximam dos adjetivos. Isto acontece porque, nestes casos, os particípios adquirem propriedades aspetuais que os aproximam dos adjetivos, mas, na sua maioria, mantêm um sentido lexical que se relaciona com o sentido do verbo correspondente. Portanto, segundo Rita Veloso e Eduardo Raposo, nestes contextos, os particípios não estão ainda totalmente recategorizados como adjetivos.
(4) «Os heróis estão unidos contra o vilão.»
(5) «Os heróis ficaram unidos contra o vilão.»
Os casos em que os particípios recategorizam completamente em adjetivos são sobretudo aqueles em que estes surgem com um nome, restringindo e modificando-o, como acontece no caso apresentado no primeiro parágrafo, na expressão «heróis unidos».