Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Radiouvinte

Como se escreve, à luz já do Acordo Ortográfico: "radio-ouvinte", "radioouvinte" ou "radiouvinte"?

João Carlos Amorim Reformado Lisboa, Portugal 1K

Radiouvinte é a forma consagrada há muito e devidamente dicionarizada, por exemplo, no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, o Grande Dicionário da Porto Editora, no Vocabulário da Língua Portuguesa e no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras. Este substantivo é formado por um falso elemento prefixal grego – radio- – e por o substantivo ouvinte.

Embora à luz das novas regras do Acordo Ortográfico – Base XVI, 1.º, o hífen devesse separar estes dois elementos, o que prevaleceu, neste caso em que o substantivo passou a ter conteúdo próprio e está há muitos anos consagrada no léxico, é a grafia sem hífen.

Como referido noutras respostas anteriores, com o elemento radio-1 temos estes substantivos: radioamador, radiocultura, radioemissão, radiorrecetor, radiotáxi, radiotelefonia, radiotelevisão, radiotransmissão, etc.

Note-se ainda que rádio pode ser visto como suscetível de perder a vogal -o quando se junta a um segundo elemento começado por vogal, como por exemplo radioestesia, que tem a forma, também, de radiestesia (Dicionário Eletrônico Houaiss).

E em todos os casos citados e outros com o mesmo prefixo não se coloca acento em radio-.

Sara Mourato
Tema: Acordo Ortográfico Classe de Palavras: substantivo