Em Portugal, a diferença é exactamente a mesma: o rádio é o aparelho; a rádio é a emissora (ou estação) de rádio, assim como quando fica implícito o meio de comunicação rádio («A rádio e a televisão públicas...»).
A excepção é quando o nome da estação de rádio, com mais de uma palavra, obriga ao género masculino. Por exemplo: o Rádio Clube Português; mas: a Rádio Renascença. É o que acontece, também, com os nomes dos clubes de futebol.
No Brasil, rádio é também um substantivo masculino – no sentido de «aparelho emissor ou receptor de telegrafia e de telefonia sem fios» – e feminino, quando significa «estação radiodifusora que transmite programas de entretenimento, educação e informação pelo sistema de ondas hertzianas» (= emissora, rádio emissora). Etim. red. de radiofonia1.
Aceções genéricas da palavra rádio (do latim cien. radium → radīo, as, ăvi, ătum, ăre, «irradiar») e alguns dos seus derivados:
-
Rádio (telecomunicações) – um recurso tecnológico das telecomunicações; Rádio (elemento químico) – um elemento químico; Radio (filme) – um filme de 2003; Rádio (osso) – um osso do antebraço humano; Rádio AM – rádio que transmite com modulação em amplitude; Rádio FM – rádio que transmite com modulação em frequência; Radiodifusão – a transmissão de conteúdo por meio de ondas de rádio; Onda de rádio – um tipo de radiação eletromagnética; Radioamador; Radioastronomia; Radioativar; Radioatividade; Radioautografia; Radioautograma; Radiobaliza; Radiobiologia; Radiobússola; Radiocompasso; Radiocondutor; Radiodeterminação; Radiodespertador; Radiodiagnóstico; Radiodifundir; Radiodifusão; Radioeletricidade; Radioemissor; Radiofarol; Radiofone; Radioginasta; Radiografia; Radiogravador; Radiojornalista; Radiologia; Radionavegação; Radiopatrulha; Radioquímica; Radiocospia; Radiotáxi; Radioteatro; Radiotelefonista; Radiotelegrama; Radioterapia; Radiouvinte.
¹ In Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa
N. E. – Resposta corrigida em 17/06/2021.