De acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa, da Academia das Ciências de Lisboa, publicidade pode ter várias aceções. Entre elas, destacamos as que são relevantes para o tópico:
(1) «atividade ou arte que consiste em exercer, por meio de anúncios ou de cartazes, uma ação psicológica sobre o público em geral, com fins essencialmente comerciais
agência de publicidade; campanha de publicidade
publicidade radiofónica; publicidade televisiva
Fizeram publicidade a um detergente.»
(2) «página, texto, cartaz, anúncio com carácter publicitário
A frontaria do edifício estava carregada de publicidade.»
Como de pode observar, o significado que aqui se apresenta em (1) corresponde à técnica / arte / atividade de comunicação, que a consulente refere.
Não obstante, se atentarmos no significado transcrito em (2), publicidade também pode ser equivalente a anúncio. A assimilação deste significado por parte da palavra publicidade pode corresponder a um processo metonímico em que o produto é tomado pelo processo.
A ação da metonímia no significado lexical pode observar-se, a título de exemplo, no uso da marca pelo produto:
(3) «Ele andou no meu BMW.» (BMW por automóvel da marca BMW)
ou do instrumento pelo utilizador:
(4) «Os microfones deram a conhecer o sucedido.» (microfone por jornalista)
Assim sendo, podemos concluir que o uso de publicidade como equivalente a cartaz ou anúncio com caráter publicitário é possível e encontra-se inclusive dicionarizado. Deste modo, publicidade pode surgir na forma plural em construções como:
(5) «As publicidades ao detergente foram um sucesso.»
No entanto, se o termo publicidade estiver a ser usado como referência à arte ou à atividade já não fará sentido o seu uso no plural. Deste modo, não é aceitável a frase (6):
(6) «?As publicidades estimulam o consumo.» (Referindo a atividade, dever-se-ia usar o singular)
(7) «?A campanha apostou nas publicidades televisivas.» (Referindo a atividade, dever-se-ia igualmente usar o singular)
Disponha sempre!
? assinala a inaceitabilidade da frase de acordo com o contexto de uso.