DÚVIDAS

Redobro do pronome: «proteja-se a si e aos outros»

Ao ler a frase "Proteja-se a si e aos outros" fiquei com uma dúvida. Qual a razão para usar "a si" e "aos outros"?

Na frase "Proteja-se a si e aos outros" usamos "a si" porque o pronome pessoal reflexo "si" vem acompanhado da preposição "a". Logo, dizemos "Proteja-se a si" tal como dizemos "Convido-o a si". Mas qual é a lógica da segunda parte, "proteja aos outros"? Qual é o papel da preposição "a" contraída com "os outros" neste exemplo, sabendo que "proteger" não é regido pela preposição "a"?

Compreendo que digamos "Vi-o a si ontem", para reforçar o interlocutor, mas não percebo o sentido na frase que agora aparece em muitos cartazes. É que julgo que a frase "Proteja aos outros" não faz sentido.

Parece-me mais correto dizer: "Proteja-se e proteja os outros" ou talvez "Proteja-se a si e proteja os outros". Julgo que é a mesma em "Encontrei-te a ti e aos outros", pelo que deduzo que "a mim/ti/si e aos outros" seja uma fórmula que não depende do verbo que a antecede.

Obrigado pelo esclarecimento!

Resposta

Na frase apresentada, a estrutura dos constituintes «a si» e «aos outros» justifica-se por se tratar de um caso de redobro do pronome.

O redobro do pronome é uma construção gramatical que permite reforçar um constituinte expresso sob a forma de um pronome clítico, como forma de o realçar ou focalizar. Por exemplo, na frase (1), o pronome os é reforçado pelo constituinte «a eles»:

(1) «O Rui chamou-os a eles.»

Note-se que o pronome os desempenha a função de complemento direto e o sintagma «a eles» desempenha exatamente a mesma função. Isto significa que a preposição a que introduz o constituinte não é sinal de complemento indireto, pois estamos perante a estrutura típica dos constituintes de redobro do pronome que corresponde a um pronome forte1, com acento tónico, precedido da preposição a.

Note-se que o redobro do pronome acaba por ser útil quando se pretende apresentar constituintes coordenados, porque os pronomes clíticos não têm a capacidade de se coordenarem entre si, como fica claro pela agramaticalidade da frase (2):

(2) «*O Rui chamou-os e as.»

Neste caso, será o redobro do pronome que permitirá a estrutura coordenada:

(3) «O Rui chamou-os a eles e a elas.»

No caso apresentado pelo consulente, aqui transcrito em (4), identificamos uma situação idêntica:

(4) «Proteja-se a si e aos outros.»

O pronome se desempenha a função de complemento direto, sendo redobrado pelos constituintes «a si» que, por sua vez, se coordena com o constituinte «aos outros».

Disponha sempre!

 

*assinala a agramaticalidade da frase.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa