O verbo indignificar - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O verbo indignificar

Não existe a palavra "indignificar" cujo significado seria «tornar indigno» (não confundir com indignar)? Imagino uma frase assim: «Não cometa essa indignidade que só o indignificará.» Fui suficientemente claro? Pode por favor dar-me a sua opinião?

Obrigado.

José Barbosa Reformado Maia, Portugal 706

A existência do termo indignificar não é atestada por nenhum dos dicionários de português europeu consultados (Dicionário Houaiss, Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea ou Dicionário Priberam em linha). Um significado próximo do pretendido pode ser conseguido por meio de perífrases como “tornar indigno” ou “ser desonroso”, por exemplo.

Não obstante, o termo indignificar tem uma entrada no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, sítio da responsabilidade da Academia de Letras Brasileira. É possível assinalar também  a sua presença em diversas páginas da Internet, sobretudo de origem brasileira.

Poderemos, assim, concluir que a variante de português do Brasil parece já ter incorporado o verbo na sua norma, ao contrário da variante europeia do português.

É sabido que os falantes são criativos e, não raro, inventam novas “palavras”, fazendo uso dos recursos morfológicos disponíveis. Essa ação, todavia, não basta para se considerar o termo como palavra. Essa função cabe aos dicionários, que, com o seu ritmo próprio, registam a entrada de novos termos na língua. Só nesse momento, eles adquirem o direito ao estatuto de palavra.

Carla Marques
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: verbo
Áreas Linguísticas: Léxico; Morfologia Construcional Campos Linguísticos: Derivação; Neologismos