Uma dificuldade que os alunos manifestam com alguma frequência está relacionada com a incapacidade/dificuldade de ajustar os seus textos (orais ou escritos) a um registo de língua formal ou mais cuidado. Por essa razão, a escola aborda conteúdos como as variantes diastráticas (grupos sociais) ou as variantes diafásicas (grau de formalidade) e os processos de adequação linguística ao contexto de comunicação.
Os usos do verbo falar apresentados pela consulente são todos legítimos, porque, de facto, este verbo tem uma amplitude grande de significações, como se pode observar por uma síntese do seu verbete retirada do Dicionário da Língua Portuguesa, da Academia das Ciências de Lisboa:
«1. articular, um ser humano, sons com a voz, formando palavras. 2. imitar, um animal ou um mecanismo, a linguagem humana, produzindo-a. 3. exprimir-se em determinada língua. 4. comunicar, usando um sistema não linguístico. 5. revelar um segredo; tornar pública, conhecida, determinada informação. 6. dirigir a palavra ou comunicar verbalmente com alguém; estabelecer uma conversa. 7. conversar ou fazer afirmações, comentários, observações, referências, sobre determinado assunto ou determinada pessoa. 8. fazer um discurso sobre um tema, por escrito ou oralmente; fazer a apresentação e análise de um assunto. 9. dizer alguma coisa em nome de alguém; expressar o que alguém pensa ou quer. 10. manifestar determinada intenção. 11. ter como assunto, como tema. 12.referir determinado nome ou expressão a propósito de algo. 13. dizer que existe, que é real. 14. dirigir uma saudação ou fazer um gesto de cumprimento.»
Não obstante, em contexto didático, o uso excessivo do verbo falar poderá ser sinal de pobreza lexical e poderá ser obviado por meio de exercícios como os seguintes:
– exercícios de diversificação lexical, que visam a ativação da consciência da importância da diversidade lexical nos textos produzidos;
– exercícios de sinonímia, que permitem ativar a consciência da significação das palavras e a busca ativa por palavras equivalente.
As propostas de enunciados equivalente apresentados pela consulente enquadram-se em atividades desta natureza e serão, com certeza, bons modelos para implementar esta consciência/necessidade nos alunos.
Disponha sempre!