«Mesmo eu» vs. «eu mesma» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
«Mesmo eu» vs. «eu mesma»

Está correto dizer «Maria, só você mesmo»? Ou devo usar «mesma»?

Karoline Angelici Estudante Rio de Janeiro, Brasil 2K

Na nossa opinião, a frase «Maria, só você mesma» estaria mais correta, não enjeitando, contudo, a possibilidade de se aceitar a segunda frase, considerando que, do ponto de vista gramatical, também é possível. Trata-se de uma questão contextual que remete para a nossa resposta.

O vocábulo mesmo pode ter várias classes morfológicas, a citar, adjetivo, determinante e pronome demonstrativo, advérbio e substantivo masculino.

Neste contexto, pensamos que é mais correto aceitarmos o vocábulo na sua função adjetival, remetendo para a concordância com o nome próprio, «Maria». Quando o termo é usado com valor enfático, tendo em vista o realce da identidade, pode empregar-se depois de um pronome pessoal, nome próprio ou forma de tratamento. O Dicionário Priberam apresenta a seguinte definição de uso: «usa-se após pronome pessoal ou outras formas de tratamento de modo enfático» e dá como exemplo: «eu mesmo farei o trabalho».

Não obstante, se se atribuir um valor adverbial ao termo, este será invariável e terá como significado, segundo o mesmo dicionário:   «com exatidão»; «exatamente», «inclusivamente»; «até»; «realmente»; «de verdade». Nesta perspetiva, a frase «Maria, só você mesmo» também seria pertinente.


 

 

Filipe Carvalho
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: adjectivo
Áreas Linguísticas: Sintaxe