DÚVIDAS

Mesmo/outro

Suponhamos que eu tenha duas canetas exatamente iguais, e que uma esteja num estojo azul e a outra esteja num estojo vermelho. Suponhamos também que eu esteja usando a caneta do estojo azul e que ela quebre de repente. Aí então, eu pego a caneta que está no estojo vermelho. POSSO DIZER QUE PEGUEI A MESMA CANETA? (AFINAL, ELAS SÃO IGUAIS.)

Resposta

Então vejamos:

1) Quando há duas coisas iguais, não existe uma só: a coisa a não é a coisa b, e a coisa b não é a coisa a.

2) Não há duas coisas verdadeiramente iguais. Não raro, só a análise profunda por microscópio, processos químicos e outros nos pode mostrar que são diferentes.

3) Quando nos servimos da numeração, verificamos a existência de dois objectos. Embora não os distingamos pelo aspecto, distinguimo-los pela posição. Em conclusão:

Pode dizer à-vontade que pegou na mesma caneta. E pode, porque ninguém o impede. Mas falta à verdade, porque se pegou na caneta (a), não pegou na (b); e se pegou na (b), não pegou na (a).

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa