A coesão temporal com o advérbio ainda - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A coesão temporal com o advérbio ainda

No excerto «um país que, recentemente, em termos históricos, passou quatro décadas sob uma ditadura e que ainda exibe as suas cicatrizes», a palavra ainda contribui para a coesão interfrásica ou para a coesão temporal?

Rita Ferraz Professora Santa Comba Dão, Portugal 248

    Na frase apresentada, «ainda» é um advérbio que contribui para a coesão temporal, pois estabelece entre as duas  orações uma ordenação temporal, assegurada simultaneamente pela relação entre os tempos verbais pretérito perfeito («passou») e presente do indicativo («exibe»).

    A coesão interfrásica, designando os mecanismos de sequencialização que permitem a articulação das frases ou dos parágrafos entre si, é assegurada aqui pelo conector «e» e pelos pronomes relativos «que», a introduzirem orações subordinadas relativas.

Aura Figueira
Tema: DT (Dicionário Terminológico) Classe de Palavras: advérbio
Áreas Linguísticas: Discurso/Texto Campos Linguísticos: Coesão/Coerência