Hindi, nome de uma língua da Índia - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Hindi, nome de uma língua da Índia

[...] ]A]lgumas pessoas afirmam que a língua falada pelos habitantes da Índia é o hindi (e não indiano). Tanto quanto sei, o hindi é falado por cerca de 70% da população da Índia, mas tenho dúvidas se será mesmo este o nome que devemos referir à língua falada pelos Indianos.

Poderiam s.f.f.esclarecer-me?

Roberto Mendes Consultor Sintra, Portugal 42

O nome e adjetivo pátrio da República da Índia é indiano. Mas não se pode confundir indiano, termo identificador da nacionalidade, com o referente a uma língua generalizada a toda a Índia, porque neste país há várias línguas com estatuto oficial, tanto a nível nacional, quer para cada estado federado. Sendo assim, a língua com mais falantes é efetivamente a que se chama hindi, e é este idioma utilizado pelo governo federal, a par do inglês. Outras línguas com estatuto oficial são, por exemplo, o tâmil ou o marata, no sul e centro-oeste, respetivamente.

Em suma, a situação linguística da Índia não é como a portuguesa, em que português é o vocábulo que se aplica tanto à nacionalidade como à língua oficial. No caso da Índia, o nome pátrio é indiano, mas a principal língua oficial chama-se hindi, e não "indiano".

Carlos Rocha
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Léxico Campos Linguísticos: Atestação/Significado de palavras