As duas classificações são possíveis e, à partida, não se excluem, uma vez que elas correspondem a campos distintos do estudo das relações semânticas entre palavras. O campo lexical pertence ao domínio das estruturas lexicais e a hiperonímia / hiponímia integra as relações de hierarquia.
O significado das palavras é formado por um conjunto de traços semânticos que contribuem para a sua significação. São estes traços semânticos que permitem estabelecer relações entre as diferentes palavras e um determinado domínio conceptual. Assim, palavras como aluno, professor, aula, manual, quadro, giz, sala, intervalo pertencem todas ao domínio conceptual de escola. Esta abordagem do léxico agrupa palavras que estabelecem uma relação temática entre si.
Um tipo de relação semântica de natureza diferente são as relações de hierarquia. Neste domínio, observa-se que há palavras de significado mais geral (os hiperónimos) que englobam palavras de significado mais específico (os hipónimos). Esta relação pode ser testada por meio da construção «Hipónimo É Hiperónimo», que se verifica por exemplo em
(1) «Atum é peixe.»
Este teste permite concluir que a palavra atum se encontra subordinada (é um hipónimo) à palavra peixe, que possui uma significação mais genérica e abrangente dentro de uma determinada área temática (é um hiperónimo).
Campo lexical e relações de hierarquia constituem, portanto, dois domínios distintos de análise semântica das relações entre palavras. Por essa razão, diremos que aluno, professor, aula, manual, quadro, giz, sala, intervalo pertencem ao campo lexical de escola, mas não são hipónimos de escola. A própria aplicação do teste acima referido gera construções semanticamente anómalas:
(2) «*Aluno/ professor/ aula/ manual/ quadro/ giz/ sala/ intervalo é escola.»
Não obstante, palavras que estabelecem entre si relações de hierarquia poderão integrar o mesmo campo lexical. Por exemplo, cravo e rosa são hipónimos de flor e, por outro lado, estas três palavras pertencem ao campo lexical de jardim, por integrarem o mesmo domínio conceptual.
No caso apresentado pela consulente, é também possível efetuar estes dois tipos de análise:
(i) As palavras literatura e música integram o campo lexical de saber, na medida em que aquelas designam um «conjunto de conhecimentos adquiridos [numa determinada área]» (Dicionário Priberam em linha);
(ii) As palavras literatura e música são hierarquicamente inferiores a saber, tendo uma significação mais especifica, que se inclui numa significação mais abrangente. O teste permite verificar esta relação de hierarquia:
(3) «Literatura / música é (um) saber.»
Disponha sempre!
*Assinala a anomalia semântica.