O campo lexical de praia - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O campo lexical de praia

As palavras areia, mar, bandeira, ondas fazem parte do campo lexical ou semântico da palavra praia? E as palavras saudade, paixão… podem estar de alguma forma relacionadas com o campo semântico de praia?

Obrigada.

Elsa Ferreira Professora Portugal 42

O campo lexical «é o conjunto das palavras associadas, pelo seu significado, a uma determinada ideia ou conceito, ou seja, que remetem para um mesmo universo de discurso» (Nascimento e Lopes, Domínios. Plátano Editora, 2011, p. 240).

De acordo com este conceito, as palavras apresentadas (areia, mar, bandeira e ondas) podem integrar o campo lexical de praia.

O campo semântico, por sua vez, «é o conjunto dos significados que uma palavra pode ter nos diferentes contextos em que ocorre» (ibid.). Deste modo, o campo semântico de praia pode incluir significados como «faixa de terra coberta de areia, que confina com o mar», «região banhada pelo mar» ou «área de competência»1. Assim, como é dado a observar, os significados “saudade” ou “paixão” não integram o campo semântico de praia.

A relação destas últimas palavras com praia poderia, eventualmente, ter lugar num dado universo de discurso em que se reunissem em torno de um dado conceito, integrando, portanto, o campo lexical de praia. Todavia, não temos acesso ao contexto em que as palavras em apreço surgem para poder avaliar se esta relação existe de facto, pelo que apenas deixamos essa hipótese em aberto.

Disponha sempre! 

1. Cf. Dicionário Houaiss.

Carla Marques
Tema: DT (Dicionário Terminológico) Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Léxico Campos Linguísticos: Semântica nominal