A pronúncia padrão de corifeu e cacheiro - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A pronúncia padrão de corifeu e cacheiro

Gostaria de colocar uma questão que tem que ver com a acentuação de palavras, mais concretamente, leitura de vogais:

1 - A primeira é corifeu. A minha dúvida é se leio "córifeu" (abrindo a vogal), "curifeu" (lendo como "u") ou "côrifeu" (fechando a vogal)?

2 - A segunda é cacheiro (significa «aquele que se esconde», mas também «veste rude, grosseira, gasta»). A dúvida é a mesma: abre-se a vogal "a" ("cácheiro") ou fecha-se ("câcheiro")?

Muito obrigado.

Miguel da Silva Moutinho Irmão franciscano capuchinho Baixa da Banheira, Portugal 409

No Portal da Língua Portuguesa temos acesso à transcrição fonética dos mais diversos substantivos da língua portuguesa. Em relação à primeira palavra – corifeu –, esta lê-se em Portugal como tendo o o som de u: /ku.ri.f'ew/ ("curifeu"). Note-se que a sílaba tónica é a última: -feu. Em relação ao substantivo cacheiro, este pronuncia-se com a primeira vogal a fechada no português europeu: /kɐ.ʃˈɐj.ɾu/. Neste caso a sílaba tónica é -chei-.

Ainda no contexto de Portugal, importa referir que temos ainda o substantivo composto ouriço-cacheiro, que, segundo a fonte já citada, se comporta foneticamente da mesma forma: /o.ɾˌi.su.kɐ.ʃˈɐj.ɾu/ ("ôriço-câcheiro"). No entanto, outros dicionários, como o dicionário da Porto Editora (na Infopédia), por exemplo, registam a transcrição fonética de ouriço-cacheiro com a aberto ecacheiro: /o(w)risukaˈʃɐjru/. Assim, conclui-se que, enquanto cacheiro se pronuncia com a fechado, ouriço-cacheiro pode ter as duas pronúncias: com a aberto ou a fechado em cacheiro. 

Sara Mourato
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Fonética Campos Linguísticos: Pronúncia; Fenómenos fonéticos