A diferença entre regionalismo e dialecto - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A diferença entre regionalismo e dialecto

Gostaria que me esclarecessem os conceitos regionalismo e dialecto. Regionalismo é só as expressões (léxico) características de determinadas regiões do país ou também as diferenças fonéticas. Quando é que devo utilizar o termo regionalismo e o termo dialecto? (Já consultei respostas aqui no Ciberdúvidas, mas não consegui ficar esclarecida.)

Obrigada!

Joana Antunes Estudante Lisboa, Portugal 8K

O termo regionalismo costuma aplicar-se apenas a unidades lexicais, como se depreende da definição contida no dicionário da Academia das Ciências de Lisboa:

«Vocábulo, acepção, expressão própria de uma região. Cimbalino é um regionalismo do Porto que signifca café

Que a propósito de regionalismo, se fale também da pronúncia, compreende-se, porque a ocorrência de um som diferente do que a norma prevê em determinada posição de palavra pode levar muitas pessoas a concluir apressadamente, por exemplo, que "baca" não é o mesmo que vaca ou que "manêra" não é variante de maneira, quando ambos os casos são exemplos de variação fonética e não lexical.

Quanto a dialecto, temos várias respostas em arquivo, mas vale a pena transcrever a definição proposta pelo dicionário em referência:

«Variedade local ou regional de uma língua que apresenta particularidades fonéticas e, eventualmente, lexicais ou outras.»

Não se deve, portanto, confundir o termo regionalismo com dialecto: este é uma variedade linguística, com características fonéticas, morfológicas, sintácticas, lexicais e semânticas próprias; aquele aplica-se à palavra ou às palavras que caracterizam determinado dialecto.

Carlos Rocha
Tema: Línguas de especialidade Classe de Palavras: substantivo