A abreviatura de «em tempo» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A abreviatura de «em tempo»

Gostaria de saber se a expressão «em tempo» ou «e.t.» ainda se usa na escrita. Um exemplo: «Em tempo, estou enviando sua proposta anexa.»

Isso ainda se usa?

Eizete Maria de Souza Corretora São Paulo, Brasil 5K

Entre as fontes a que tenho acesso, impressas em Portugal, encontro a expressão «em tempo», com o significado de «oportunamente», mas não acho registo da sua abreviatura. Contudo, em buscas feitas na Internet, foi-me possível recolher a forma E. T. como abreviatura de «em tempo» em páginas e documentos brasileiros: por exemplo, no Manual de Linguagem Jurídico-Judiciária/Departamento de Taquigrafia e Estenotipia, Porto Alegre: Departamento de Artes Gráficas, 2005, documento que apresenta como abreviatura de «em tempo» as forma E/T e E. T. Em suma, parece que E.T. é uma abreviatura (sobretudo) usada no Brasil que ainda tem atualidade.

Carlos Rocha
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: advérbio
Áreas Linguísticas: Léxico; Ortografia/Pontuação Campos Linguísticos: Atestação/Significado de palavras; Abreviaturas