Maiúsculas e minúsculas em abreviaturas - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Maiúsculas e minúsculas em abreviaturas

Prevê o novo acordo ortográfico, na sua Base XIX, 1, f), que «A letra minúscula inicial é usada nos axiónimos/axiônimos e hagiónimos/hagiônimos (opcionalmente, neste caso, também com maiúscula): senhor doutor Joaquim da Silva, bacharel Mário Abrantes, o Cardeal Bembo; santa Filomena (ou Santa Filomena)».

A questão prende-se com o uso de abreviaturas nestes casos, quer quando obrigatórios, quer quando opcionais. Devem também grafar-se em minúsculas?, de onde teremos: «sr. dr. Joaquim da Silva», «s. António», etc.

Agradeço a atenção.

Nuno Moniz Economista Ponta Delgada, Portugal 8K

Não há normas claras e consensuais. O Vocabulário Ortográfico do Português é omisso sobre o uso de maiúsculas e minúsculas nas abreviaturas. No entanto, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) da Porto Editora apresenta as abreviaturas em questão com maiúscula inicial: Dr. e Sr. O VOLP da Academia Brasileira de Letras indica S.res e S.ras, mas antes regista s.r, com minúscula.

Ora bem, considero que uma maneira de definir o uso de maiúsculas e minúsculas iniciais nestas abreviaturas seria o de tornar menos arbitrário o critério opcional aplicado às palavras que as desenvolvem, assim: minúscula inicial em simples referência aos detentores desses títulos abreviados («vi o dr./sr. Sousa, o teu vizinho, ontem»); com maiúscula inicial, por sinal de de respeito, quando nos dirigimos a essas pessoas ou mesmo quando as referimos, num contexto de comunicação formal («Prezado Dr. Sousa...»; «tendo contactado o Dr. J. Sousa, na sequência da reunião de...»).

Carlos Rocha
Campos Linguísticos: Maiúsculas/minúsculas; Abreviaturas