DÚVIDAS

Maiúsculas e minúsculas em abreviaturas

Prevê o novo acordo ortográfico, na sua Base XIX, 1, f), que «A letra minúscula inicial é usada nos axiónimos/axiônimos e hagiónimos/hagiônimos (opcionalmente, neste caso, também com maiúscula): senhor doutor Joaquim da Silva, bacharel Mário Abrantes, o Cardeal Bembo; santa Filomena (ou Santa Filomena)».

A questão prende-se com o uso de abreviaturas nestes casos, quer quando obrigatórios, quer quando opcionais. Devem também grafar-se em minúsculas?, de onde teremos: «sr. dr. Joaquim da Silva», «s. António», etc.

Agradeço a atenção.

Resposta

Não há normas claras e consensuais. O Vocabulário Ortográfico do Português é omisso sobre o uso de maiúsculas e minúsculas nas abreviaturas. No entanto, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) da Porto Editora apresenta as abreviaturas em questão com maiúscula inicial: Dr. e Sr. O VOLP da Academia Brasileira de Letras indica S.res e S.ras, mas antes regista s.r, com minúscula.

Ora bem, considero que uma maneira de definir o uso de maiúsculas e minúsculas iniciais nestas abreviaturas seria o de tornar menos arbitrário o critério opcional aplicado às palavras que as desenvolvem, assim: minúscula inicial em simples referência aos detentores desses títulos abreviados («vi o dr./sr. Sousa, o teu vizinho, ontem»); com maiúscula inicial, por sinal de de respeito, quando nos dirigimos a essas pessoas ou mesmo quando as referimos, num contexto de comunicação formal («Prezado Dr. Sousa...»; «tendo contactado o Dr. J. Sousa, na sequência da reunião de...»).

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa