O significado da expressão «a um tempo» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O significado da expressão «a um tempo»

O que significa a locução «a um tempo»? Teria ela o mesmo significado que «ao mesmo tempo»? Dá-me a impressão que seu significado é algo que está harmônico com outra coisa. Não acho seu significado, poderiam me ajudar?

Lucas Oliveira Desempregado Feira de Santana, Brasil 50

A expressão «a um tempo» (ou «a um só tempo» como sugere o Dicionário Houaiss), significa «simultaneamente» (ex.: «esse mundo, repetimo-lo, é uma vivência a um tempo cultural e sensível»), «ao mesmo tempo, de igual modo» (ex.: «ele queria a um tempo agradar a uns e a outros») e, como sugere o consulente, «ao mesmo tempo» (ex.: «o legítimo orgulho desta gente, a um tempo bairrista e portuguesa, é um facto») (Ramalho, ÉnioNovo Dicionário Lello Estrutural, Estilístico e Sintático da Língua Portuguesa). 

Sara Mourato
Classe de Palavras: locução
Áreas Linguísticas: Semântica Campos Linguísticos: Atestação/Significado de palavras