Abreviaturas. Ponto - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Abreviaturas. Ponto

Ficaria muito grato com o seguinte esclarecimento: Na abreviatura de palavras, deverá o ponto ser colocado no local das letras em falta ou deveremos reger-nos por outra regra?

Exemplos: Ex.mo ou exmo.; d.r ou dr.; V. Exa. ou V. Ex.a.Obrigado.

João Salgueiro Bravo Portugal 7K

O ponto substitui normalmente as últimas letras da palavra. Quando o ponto substitui letras a meio, as últimas letras via de regra ficam elevadas (ex.: Excelência: Ex., com a elevado; Reverendíssimo: Revd., com mo elevado, etc.).

Porém, estas regras não são taxativas, e pode acontecer que o ponto no fim indique simplesmente que houve supressão de letras a meio, ou pode acontecer que na sucessão de letras da abreviatura haja supressão de grupos de letras representadas por um só ponto (ex.: Senhor Sr.: supressão a meio; Reverendíssimo Revd.: supressão entre v-d e d-m).

A sua dúvida é pertinente. A frequente/freqüente representação, na Internet, de letras ao mesmo nível do grupo inicial, quando deviam ficar elevadas, introduz confusão nos leitores (ex. de erro: «Revd.mo». Esperemos que a técnica permita melhorar esta escrita.

Ao seu dispor,

D´Silvas Filho