DÚVIDAS

Uma oração proporcional adverbial num texto de Machado de Assis
«Mas, se tudo isso era espantoso, não menos o era a luz, que não vinha de parte nenhuma, porque os lustres e castiçais estavam todos apagados; era como um luar, que ali penetrasse, sem que os olhos pudessem ver a lua; comparação tanto mais exata quanto que, se fosse realmente luar, teria deixado alguns lugares escuros, como ali acontecia, e foi num desses recantos que me refugiei.» O trecho acima foi pinçado do extraordinário conto "Entre Santos", do não menos extraordinário Machado de Assis (1839-1908). O período todo proporcionaria uma alentada aula de sintaxe, mas me atenho somente à oração «quanto que teria deixado lugares escuros». Como analisá-la sintaticamente? Muito obrigado.
As funções sintáticas e os verbos de ligação
Gostaria de saber se é correto atribuir função sintática a verbos de ligação. Em classe, oriento [dizendo] que qualquer verbo de ligação apresenta função copulativa e que, em função disso, não apresenta função sintática; no entanto tal orientação foi refutada quando a mim foi dito que a nomenclatura "verbo de ligação" indica a função sintática do verbo. Como não consegui confirmar essa informação em gramáticas, gostaria de receber uma impressão para seguir. Obrigado.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa