Na frase «nunca Harry tinha tido um Natal como aquele, pois os tios eram horrendos...», se a classificação de conjunção coordenativa explicativa desapareceu da nova nomenclatura, como classificar a frase iniciada por «pois»?
A propósito de um texto de Mário Barreto em que se 'define' a diferença entre neologia e neologismo, deparei-me há dias com duas palavras sobre as quais gostaria de saber se é correcta a sua utilização.
Practibilizante
Parceriado
Agradeço imenso o esclarecimento.
Há bem pouco tempo que ouvi falar deste "site". Achei-o muito interessante e não posso deixar de enviar os meus parabéns e o desejo de que esta ferramenta de ajuda se mantenha para sempre. Sou espanhola, estudo português há algum tempo e na minha modesta opinião, a ideia de manter "on-line" um serviço que possibilite a consulta de dúvidas sobre a lingua portuguesa é de louvar. Penso que vou ser uma grande utilizadora desta ferramenta. Já agora, precisava de saber se é correcto dizer "encurvadora hidráulica" ou será melhor chamar "curvadora hidráulica" à máquina que serve para curvar tubos. Obrigada.
N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.
Gostaria de saber o que significa "giro" no português falado em Portugal?
Em português de Portugal, é correcto o uso do verbo "firmar" em vez de "assinar", para designar a acção de colocar uma assinatura num determinado documento? Obrigada.
N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.
Tenho-me apercebido de que diversos órgãos de comunicação, a propósito da grave situação em que se encontram imigrantes ilegais junto das fronteiras marroquina e espanhola, utilizam o termo «subsaarianos» para se referirem aos mencionados imigrantes.Como não estava certa do seu significado, pesquisei o dito termo em diversos dicionários de língua portuguesa e não o encontrei; afinal a palavra «subsaariano» existe ou não? Se existe, qual o seu significado?
Sr. Professor Neves Henriques: Começo por lhe agradecer a sua explicação sobre solarengo e soalheiro (ao que chegou a Academia das Ciências!), dada no dia 15 de Outubro de 2004. Só agora tive dela conhecimento. Apresento-lhe, a seguir uma outra dúvida: A expressão «antes pelo contrário» é correcta? Lembro-me de, em criança, alguém profundo conhecedor da nossa língua ma corrigir para «pelo contrário», por ser redundante. Mas, na verdade, os conceitos «antes» e «pelo contrário» não são idênticos, apenas afins, e daí a minha hesitação em classificá-la de pleonástica: Se eu disser: «este tecido não é branco, antes pelo contrário, é preto», parece-me a frase correcta na sua construção lógica, apenas má na estética. Mas se eu disser «este tecido não é branco, antes pelo contrário, é verde», a frase parece-me incorrecta, tanto lógica como esteticamente (o contrário de branco é preto, e não verde). Ou seja, embora a expressão «antes pelo contrário» me continue a soar mal e eu não a utilize, tenho dúvidas de que dela se possa dizer incorrecta. Com os meus cumprimentos
Sou estudante e professor de Língua Portuguesa e me interesso em estudar mais sobre os metaplasmos, porém não encontro quase nada. Poderia indicar-me sites e uma boa bibliografia?
Numa resposta vossa de 11/06/01, com o título "Complemento nominal e adjunto adnominal, de novo" lê-se textualmente "finalmente "resposta ao aluno" equivale a "ao aluno foi respondido...", "a resposta foi dada ao aluno", e trata-se também de um complemento nominal, objectivo indirecto ou terminativo".Quando se dão estas três designações? Elas são simultâneas? Isto é: pode um complemento objectivo indirecto (complemento de um verbo) ser simultaneamente considerado complemento nominal (complemento de um nome)? Ou as diferentes designações correspondem às diferentes formulações da frase?Penso que a explicação será esta última, mas como não fica claro na vossa resposta, agradecia que me elucidassem.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações