Ignoro o que pretende dizer ao certo com «desmontagem de frases», pois, enquanto conceito, não encontro o termo em nenhuma gramática de referência.
Imagino que se refira à análise sintáctica de frases e, nesse caso, «desmontagem» equivalerá a analisar sintacticamente uma frase.
Se assim for, são várias as actividades que pode desencadear. Se a sua preocupação for levar os alunos a tomar consciência de que a grande maioria das frases portuguesas é composta por dois grupos (sujeito e predicado), poderá fornecer um conjunto de cartões de uma dada cor em que tenha escrito apenas sujeitos de frases [mais ou menos complexos, dependendo do seu objectivo] e, em cartões de outra cor, escrever os predicados, pedindo depois aos alunos para fazerem a associação entre os sujeitos e os predicados.
Se o objectivo for, por exemplo, estudar a estrutura de um predicado cujo verbo seja transitivo directo e indirecto, poderá fazer três tipos de cartões [verbo, complemento directo, complemento indirecto].
Outra abordagem poderá passar por escrever no quadro os elementos mínimos (um nome e um verbo no infinitivo) e começar a complexificar tanto o sujeito como o predicado. Neste caso eu só colocaria a flexão do verbo depois de ter fixado o sujeito, para evitar que possa não ter o número adequado ao sujeito.
Pode ainda partir de frases completas e pedir aos alunos que sublinhem, com cores diferentes, as funções que queira introduzir ou aprofundar. Se lhe interessa que os alunos tomem consciência, por exemplo, da estrutura exigida por um verbo, poderá fornecer em cartões distintos expressões que constituam a lista de complementos que esse verbo exige e pedir aos alunos que montem a frase ou o predicado. Numa fase de aprofundamento poderá introduzir elementos estranhos àquele verbo e levar os alunos a identificá-los e a compreender porque se não enquadram. Ou então, em alternativa, omitir um complemento indispensável e fazer o mesmo tipo de raciocínio de forma a que os jovens compreendam porque faz falta aquele elemento.
As sugestões apresentadas são apenas isso, sugestões. Estou certa de que encontrará a forma mais eficaz para solucionar o problema. Entretanto sugiro-lhe uma visita pelo sítio Prof. 2000, onde poderá encontrar material que lhe seja útil.
Bom trabalho!