Como fazer o comentário de um texto
Gostaria de ter exemplos de como iniciar o argumento de um texto no que se refere a nível de linguagem (formal, informal, coloquial, etc.), e discorrer a tematização de funções da linguagem existente em um texto. Por favor, me ajudem. Agradecido antecipadamente.
Jazigo, jazido e jazida
Há alguma possibilidade de fazer uso da palavra "jazido" e não jazigo, para especificar sepúlcro? Apesar de segundo o dicionário não ter este significado, vi várias reportagens em jornais com a palavra "jazido" neste sentido.
Pré-requisitos/prerrequisitos, outra vez
Não querendo, por teimosia, parecer obtuso, peço desculpa mais uma vez. Todavia, a resposta de F. V. Peixoto da Fonseca (em 21 de Maio de 2001), que pretendia ser um esclarecimento relativamente a "pré-requisitos" e "prerrequisitos", em nada clarificou (a mim e colegas docentes) as dúvidas presentes nas três questões levantadas. Seria possível responder-lhes objectiva e esclarecedoramente?
Grato pela atenção dispensada.
O feminino de dragão
Qual é o feminino de dragão?
As sílabas de degraus e de pais
Como se dividem em sílabas as palavras degraus e pais ?
Recursos estilísticos e figuras de estilo
As figuras de estilo (ou figuras de retórica, ou figuras de linguagem) constituem apenas alguns recursos estilísticos, existindo outros que não são considerados figuras de estilo. No entanto, não encontro uma distinção clara entre as ditas figuras de estilo e outros recursos estilísticos. Por exemplo, muitas gramáticas referem que as onomatopeias não são "em rigor" figuras de estilo, mas não dão mais explicações sobre o assunto. Obrigada pela ajuda.
Os conceitos de referente, referência e denotação
Não consigo entender a diferença entre referência, referente e denotação.
Peço, por favor, uma explicação com exemplos para ajudar a compreender, visto que já vi as definições e não sei como distinguir esses conceitos.
«Em vista a» ou «em vista de»
Qual é a forma mais correta de dizer: «em vista de», ou «em vista a»? A locução «com vistas em» pode ser empregada no mesmo contexto?
A regência de precisar, novamente
Gostaria de saber qual/quais das expressões seguintes está(ão) correta(s): «tenho tudo o que precisas», «tenho tudo de que precisas» ou «tenho tudo do que precisas». O verbo precisar pede a preposição de: quem precisa, precisa de alguma coisa. No entanto, penso que a primeira expressão me soa melhor, se bem que seja a que talvez faça menos sentido gramaticalmente.
Agradeço, desde já, a ajuda prestada e aproveito para felicitar os responsáveis pela manutenção deste portal, que tanta ajuda disponibiliza aos milhões de falantes do nosso idioma!
«Dirigir-se para» ou «dirigir-se a»?
Aparece frequentemente a expressão "dirigiu-se para a Penha"; outras vezes encontra-se "dirigiu-se à Penha". Qual a forma preferível?...
