Ponto no final da frase após ponto da abreviatura?
Quando uma frase termina com uma abreviatura, deve escrever-se com dois pontos no final, ou apenas um?
Exemplo: «A resposta será comunicada em breve a V. Exas..»
Falamos e falámos
Existem de facto estas duas grafias correspondentes a duas formas verbais distintas? Sendo assim, ou mesmo não sendo, porque se ouve cada vez com mais frequência usar a primeira como se fosse a segunda? (Ex. "Ontem falamos..." em vez de "Ontem falámos?") Pronúncia regional ou tentativa de evitar uma? (No falar (dialecto?) açoriano parece-me não haver esta distinção fonética mas neste caso no sentido inverso)
As palavras Deus, Anjo e Alma
Gostaria de saber se as palavras Deus, Anjo e Alma são consideradas substantivos concretos ou abstratos.
Exegese e hermenêutica
Qual a diferença de significado destas duas palavras, principalmente quando aplicadas à interpretação de textos sagrados?
Rainha (sem acento no i)
Rainha não deveria levar acento? Tendo em consideração que a palavra "Rainha" tem a divisão silábica "ra-i-nha", não deveria então a palavra ser acentuada no “i” com acento agudo? Na ausência deste, parece-me que somos levados a ler rai-nha. Agradecia uma explicação. Obrigada.
Melhor /bem / bom
Pergunto-lhes se é válida a substituição da palavra "melhor" por "bem" ou "bom" para saber se é um advérbio ou um adjectivo. Nos exemplos: 1. «Gosto da piada porque faz as pessoas sentirem-se melhor (bem)». 2. «As pessoas sentem-se melhor (bem) quando ouvem uma piada». Estão correctas? Ou... 3. «Gosto da piada porque faz as pessoas sentirem-se melhores (boas de humor, de saúde)». 4. «As pessoas sentem-se melhores quando ouvem uma piada. Também poderiam ser escritas dessa forma?» Obrigada também pela minha dúvida anterior, prontamente respondida.
O provérbio «Ladrão que rouba a ladrão tem cem anos de perdão»
O que significa o provérbio «Ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão»?
As expressões «é de longe» e «nem de longe, nem de perto»
Gostava de saber qual o significado da expressão «é de longe»:
a) «Esta solução é, de longe, a melhor de todas.»
b) «Este fenómeno é, de longe, o maior causador de poluição sonora.»
E a expressão «nem de longe, nem de perto»?
Gostava igualmente de saber o valor do verbo ser na seguinte frase:
a) «Não quero o meu chapéu, quero é a Virgínia!»
Porquê «quero é»?
Muito obrigado!
A grafia de coala
Gostaria de saber qual a grafia correcta para o nome do animal: “koala” ou “coala”? Ou se haverá uma outra forma diferente de escrever o nome do animal?
A origem da expressão «ao fim e ao cabo»
Gostaria de saber a origem da expressão: «ao fim ao cabo». Esta expressão existe também entre os nossos vizinhos espanhóis. Em castelhano diz-se: "Al fin y al cabo", com o mesmo sentido. Obrigado!
