DÚVIDAS

A regência de precisar, novamente
Gostaria de saber qual/quais das expressões seguintes está(ão) correta(s): «tenho tudo o que precisas», «tenho tudo de que precisas» ou «tenho tudo do que precisas». O verbo precisar pede a preposição de: quem precisa, precisa de alguma coisa. No entanto, penso que a primeira expressão me soa melhor, se bem que seja a que talvez faça menos sentido gramaticalmente. Agradeço, desde já, a ajuda prestada e aproveito para felicitar os responsáveis pela manutenção deste portal, que tanta ajuda disponibiliza aos milhões de falantes do nosso idioma!
Melhor /bem / bom
Pergunto-lhes se é válida a substituição da palavra "melhor" por "bem" ou "bom" para saber se é um advérbio ou um adjectivo. Nos exemplos: 1. «Gosto da piada porque faz as pessoas sentirem-se melhor (bem)». 2. «As pessoas sentem-se melhor (bem) quando ouvem uma piada». Estão correctas? Ou... 3. «Gosto da piada porque faz as pessoas sentirem-se melhores (boas de humor, de saúde)». 4. «As pessoas sentem-se melhores quando ouvem uma piada. Também poderiam ser escritas dessa forma?» Obrigada também pela minha dúvida anterior, prontamente respondida.
As expressões «é de longe» e «nem de longe, nem de perto»
Gostava de saber qual o significado da expressão «é de longe»: a) «Esta solução é, de longe, a melhor de todas.» b) «Este fenómeno é, de longe, o maior causador de poluição sonora.» E a expressão «nem de longe, nem de perto»? Gostava igualmente de saber o valor do verbo ser na seguinte frase: a) «Não quero o meu chapéu, quero é a Virgínia!» Porquê «quero é»? Muito obrigado!
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa