Ato ilocutório assertivo e ato ilocutório diretivo
Na situação a seguir descrita:
«É uma ansiedade nova, que não seria capaz de partilhar, pede-lhe para devolver em audácia o que, por momentos rouba à sensatez exigida pela sua condição, palavras em meigo tom de voz, afeto comovido. – Sois vós, Senhor Camões!...»
Poderemos considerar, além do ato ilocutório diretivo, um expressivo?
Grata pela atenção.
O adjetivo enxuto
Diz-se «a roupa está enxugada», ou «a roupa está enxuta»?
Plural de sócio-fundador
Qual o plural da palavra sócio-fundador?
A origem da palavra gabiru
Agradeço e solicito informações sobre a origem da palavra "gabiru". Li algures que essa palavra que hoje significa "malandreco" ou “indivíduo de pouca confiança” terá a sua origem na língua "tupi" de índios brasileiros e que significaria "rato"? Parabéns pelo vosso magnífico trabalho.
«Por medida» e «sob medida»
Qual das seguintes frases é linguisticamente consagrada:
a) Corta-se chapa à medida;
b) Cortam-se chapas à medida;
c) Corta-se chapas sob medida;
d) Cortam-se chapas sob medida.
A palavra verbalizar
A palavra verbalizar significa «expressar ou exprimir por palavras». Este acto de exprimir pode ser pela forma oral ou escrita? A minha dúvida prende-se com o facto de associar o acto de verbalizar unicamente à oralidade. Aplica-se também à escrita?
Nictúria
Há termos médicos que por vezes são cunhados e depois verbalizados pelos próprios profissionais de maneira incorrecta, o que não admira, pois, regra geral, os médicos não são linguistas ou filólogos. Além disso, não é raro que o significado de um determinado termo seja diferente consoante as escolas ou comunidades médicas.
Enquanto aluno de Medicina, recordo-me do uso ocasional dos termos "noctúria" e "nictúria", respeitantes ao fenómeno «urinar durante a noite» (i.e., ter de interromper o sono para ir urinar). Se bem me lembro, havia à época quem atribuísse diferentes significados a estes termos em virtude de a etiologia ser (alegadamente) distinta. Já como médico, tenho visto estes termos serem usados indistintamente para um mesmo fenómeno, independentemente da causa. Pergunto:
1) ambos os termos têm cabimento em português?
2) em caso afirmativo, têm efectivamente o mesmo significado?
Muitíssimo obrigado.
O termo avaliando
Está correcto utilizar o termo avaliando com o significado de «aquele que está a ser objecto de avaliação»?
«Não se enxerga» = «não se manca»
Certa vez, numa conversa com um amigo meu, eu disse «ele não se enxerga», com o sentido de «ele não tem noção do que faz/diz». Ao que o meu amigo respondeu: «Estás a falar segundo o novo Acordo Ortográfico» – já que é um lugar-comum dizer-se que escrever no novo Acordo Ortográfico é escrever como os brasileiros... De facto, reconheço esta expressão mais como brasileira, mas pergunto: é errado em Portugal dizer-se ou escrever-se «ele/ela não se enxerga» com o sentido de «ele/ela não tem noção do que faz/diz» ou «não vê o defeito que tem em si mesmo/a»? É que a expressão «ele não se enxerga» parece-me mais expressiva! Também já ouvi a expressão «ele não se manca».
Desde já agradeço a vossa resposta.
O significado da palavra comunicar
Gostaria de saber o significado da palavra comunicar.
