DÚVIDAS

Fascite, fasciite e fasceíte

No hospital em que trabalho é comum escrever-se «fasceíte» para designar a inflamação de uma fáscia. Mas não deveria a palavra formada ser originada da junção do étimo "fasci" com o sufixo "ite": ou seja, "fasciíte"?

Grato pela atenção que sempre dispensaram às minhas dúvidas!

Resposta

Com efeito, o Dicionário Médico, de L. Manuila, A. Manuila e outros, edição da Climepsi Editores, Lisboa, Portugal, acolhe fasciite (ou fasceíte), do «fr[ancês] fascéite ou fasciite» ou «ing[lês] fasciitis»; trata-se de «afecção inflamatória de uma ou mais aponevroses (fáscias)».

Por outro lado, o Dicionário de Termos Médicos, de Manuel Freitas e Costa, edição da Porto Editora, Porto, Portugal, regista fascite («de fáscia e -ite»), e não acolhe as grafias do dicionário da Climepsi.

Dos outros dicionários consultados, encontrei fasciite só no Dicionário Eletrônico Houaiss (edição de 2009).

Dado que se trata de termo técnico, é provável que a grafia ainda não se tenha fixado, parecendo-me aceitáveis, por enquanto, os três vocábulos registados nos dicionários médicos.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa