Os significados da locução «tanto que» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Os significados da locução «tanto que»

Qual o exato significado da locução temporal «tanto que»?

Obrigado.

Fernando Gaspar Técnico Lisboa, Portugal 6K

A locução conjuntiva temporal tanto que é sinónima de «logo que» (cf. José Pedro Machado, Grande Dicionário da Língua Portuguesa; ver também Énio Ramalho, Dicionário Estrutural, Estilístico e Sintático da Língua Portuguesa). Mas é também usada como conector frásico de valor consecutivo, equivalente a «tanto assim que» (cf. Dicionário Houaiss) como no seguinte exemplo «não sabia de nada, tanto que nem veio trabalhar» (idem)*.

Nos tempos em que os galicismos eram objeto de forte censura, havia quem tivesse tanto que por imitação do francês tant que («tanto quanto», «enquanto»), apesar de a locução portuguesa ter significado distinto. Vasco Botelho de Amaral (Grande Dicionário das Dificuldades e Subtilezas do Idioma Português, 1958) contestava tal juízo (mantém-se a ortografia do original):

«Tanto que, modo de dizer vernáculo. É antigo na língua. Podemos citar, por exemplo: "Tanto que Judas recebeu o bocado do pão" (Sermões, VI, 67, P.e António Vieira); "arrebatou sùbitamente para o Céu esse filho varão, tanto que nasceu" (Ibid., XV, 40); "Tanto que desperto pela manhã renovarei o tal propósito". Cf. Luz e Calor, 16, 5.ª ed., P.e Bernardes. Não temos, pois, que recear, por causa do tant que francês, aliás sinónimo do nosso enquanto. [...]»

* Ao encontro deste sentido, Machado (obra citada) parafraseia «tanto que» como «a prova, o testemunho de que é assim», o que deixa entender que a locução introduz uma frase com função argumentativa.

Carlos Rocha
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: locução
Áreas Linguísticas: Léxico; Semântica; Sintaxe Campos Linguísticos: Coesão/Coerência; Orações