DÚVIDAS

Uso de maiúsculas com períodos históricos
1) Os períodos da História humana (paleolítico, mesozóico, cenozóico, etc.) devem ser grafados em maiúsculas, ou minúsculas? 2) A palavra humanidade (no sentido do conjunto dos seres humanos) deve ser grafada em maiúscula, ou minúscula? Aproveito também para solicitar indicações das melhores gramáticas da língua portuguesa, em que eu possa sanar dúvidas como estas. Antecipadamente agradeço.
A definição das palavras "alencar" e "alencadas"
Gostaria de saber se existe a definição das palavras alencar e alencadas, ambas utilizadas na área jurídica. Não localizei estas palavras nos dicionários de latim, jurídicos e de língua portuguesa. Nos textos jurídicos em que esta palavra aparece, nos passa a ideia de "juntadas", "juntar". Só encontrei citações pelo Google. Minha pergunta é: há uma definição da palavra alencadas? Obrigado.
Nesse/desse vs. naquele/daquele
Gostaria que me explicassem o uso dos demonstrativos nesse, neste e naquele em relação ao tempo. Seriam nesse e naquele referência ao passado e neste ao presente? Nesse dia, eu estava doente. Ela partiu a perna, naquele fim de semana. Neste momento, eu não posso. Ainda que a minha interpretação esteja correta, existe alguma diferença entre o nesse e naquele? Seria naquele para se referir a um passado mais longínquo? Essas mesmas interpretações de tempo servem para o desse, deste e daquele? Não consigo pensar em nenhuma frase que pudesse ter essa interpretação. Caso esteja errada, poderiam dar-me alguns exemplos, por favor? Agradeço a atenção dispensada.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa