Necrópsia = necropsia
Relativamente a este termo, e uma vez que se encontra consagrada a pronúncia “necrópsia” na comunidade médica e que o Dicionário de Termos Médicos da Porto Editora aceita a grafia com acento, é incorreto grafar “necrópsia” em obras com o intuito de divulgação científica? E não sendo correto, existe alguma razão para se diferenciar de biópsia ou autópsia, ambos aceites com acento pelo Portal da Língua Portuguesa [Vocabulário Ortográfico do Português]?
Os graffiti = os grafíti = os grafitos
Escreve-se grafito, grafite ou graffiti?
Pretendo referir-me aos desenhos ou rabiscos feitos nas paredes, normalmente com "sprays" de cores berrantes. Mas como se escreve?
1. grafito (como surge no dicionário Universal da Texto Editora),
2. grafite (como no Houaiss brasileiro)
3. ou graffiti (como se diz no anexo do dicionário Universal)?
E consequentemente, qual o plural da palavra (os graffiti ou os graffitis)?
Muito obrigado.
Pássaro ‘vs.’ ave
Apesar de me parecerem sinônimas, existe alguma diferença entre “pássaro” e “ave”? Muito obrigado pela atenção que me quiserem dispensar.
Renitente ‘vs.’ reticente
Qual a expressão mais correcta? «Estou renitente em ceder» «Estou reticente em ceder»
A expressão temporal «todos os anos»
Estou fazendo um trabalho com meus alunos sobre animais em extinção e surgiu este problema: devo dizer que «determinado animal em quase todos os anos figura na lista tal» ou «quase todos os anos figura na lista tal»?
Muito obrigada.
Supra-sumo e suprassumo
Como fica, agora, a palavra supra-sumo?
Palavras da família de rua, de lixo e de felicidade
Estou atrapalhado com os trabalhos da minha filhota e preciso de ajuda.
É o seguinte: palavras pertencentes à família de rua, lixo e felicidade.
Desde já muito obrigado.
Origem dos nomes dos dias da semana
Pedimos nos digam, se possível, a origem dos nomes dos dias da semana.
Por que, de segunda-feira a sexta-feira, existe este "feira"?
Há algum motivo especial para que "sábado" e "domingo" chamem-se assim?
Muito obrigadas.
Mentorando
Como deve designar-se em português a pessoa integrada num processo de desenvolvimento de competências/conhecimentos sob a orientação de um mentor? "Mentorando" ou "mentorado"?
Com base na definição dos sufixos -ando e -ado, defendo que será "mentorando"; contudo, vejo frequentemente em textos técnicos relacionados com a temática do desenvolvimento de competências o uso do termo "mentorado" referindo o sujeito integrado no processo.
Muito agradeço a vossa clarificação.
O plural de algodão-doce
Qual é o plural da palavra algodão-doce?
