O plural de pixel, novamente - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O plural de pixel, novamente

Apesar de ter consultado as vossas respostas anteriores a dúvida relativamente ao plural de “pixel” continua por esclarecer (sugerem “pixels”, “píxeis” e “pixéis”). Dado que a informação disponível data de 2004, pretendo saber se já existe informação mais concreta em relação a este assunto.

Aida Correia Portugal 13K

A palavra inglesa pixel (transcrição fonética: [ˈpiksel]), está aportuguesada como píxel, com acento gráfico na penúltima sílaba para manter a acentuação original, no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Porto Editora, publicado em 2009,1 e no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Conforme indicação das mesmas fontes, o plural deste aportuguesamento é píxeis, seguindo a regra de pluralização de palavras palavras graves ou paroxítonas acabadas em -l (ágil, ágeis; débil, débeis; difícil, difíceis; móvel, móveis; útil, úteis).

1 O Vocabulário Ortográfico do Português (VOP) do ILTEC apenas regista o estrangeirismo pixel, cujo plural é pixels, de acordo com a morfologia e a ortografia da língua inglesa.

Carlos Rocha
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Léxico; Ortografia/Pontuação