A regência de inscrever-se
No português europeu ou brasileiro podemos usar a preposição a com o verbo inscrever-se? Estas frases estão corretas?
«Vou fazer a inscrição ao curso de leitores.»
«Vou fazer a inscrição a um curso de línguas.»
Provérbios variados
Gostaria de saber o significado dos seguintes provérbios: 1. «Voz do povo, voz de Deus»; 2. «Quem conta um conto acrescenta um ponto»; 3. «Gato escaldado de água fria tem medo»; 4. «Quem espera sempre alcança»; 5. «No meio é que está a virtude»; 6. «Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és»; 7. «Cão que ladra não morde»; 8. «O dinheiro é bom servidor, mas mau senhor»; 9. «Deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer»; 10. «Quem não arrisca não petisca».
Desenvolver um texto expositivo-argumentativo
No desenvolvimento do texto expositivo-argumentativo...
1) quanto aos argumentos e exemplos, devem estar no mesmo parágrafo, ou deve-se colocar o argumento num parágrafo e o exemplo no parágrafo seguinte? (separar, por parágrafos, o argumento do exemplo?)
2) o desenvolvimento pode ser constituído por um argumento/exemplo e um contra-argumento/exemplo?
Constroem ou "constroiem"?
Qual é a forma correcta: eles constroiem ou eles constroem?
«Saída à francesa»
Qual a origem da expressão «saída à francesa», e qual a sua melhor utilização?
O significado da palavra redimensionar
Gostaria de saber se o significado da palavra redimensionar está relacionado com modificação.
Obrigada pela atenção!
Matéria-prima
Deve-se escrever matéria prima ou matéria-prima? Em qualquer dos casos julgo que o plural se aplica a ambos os vocábulos.
Sobre o colectivo de urso
Qual o substantivo colectivo para um conjunto de ursos?
As locuções «em relação a» e «com relação a»
«Eu fiz uma pergunta com relação à política», ou «Eu fiz uma pergunta em relação à política»? «Em relação» ou «com relação»?
Grato!
Divisão silábica de colégio
Qual é a divisão silábica de colégio?
