A expressão «vem a calhar»
Primeiramente, gostaria de parabenizá-los por essa excelente ferramenta de auxílio em prol da cultura. Embora a expressão «vem bem a calhar» não seja tão popular aqui no Brasil, gostaria de saber sua etimologia.
A expressão «boceta de Pandora»
É correto o uso da expressão «boceta de Pandora»? Não se corre o risco de se ser inconveniente se a introduzirmos no nosso discurso?
A diferença entre as orações relativas e as integrantes completivas
Qual a diferença das orações relativas, em relação às integrantes completivas?
Obrigada.
Siglas no plural
– As siglas podem/devem escrever-se com s no "plural"? Ex.: as DREs, as ONGs ... ou as siglas não necessitam de plural? – A aceitar-se este s final, deve haver algum sinal anteposto, seja ponto abreviativo ou apóstrofo, como começa a ser corrente encontrar-se? Ex.: 3R's ou CD's etc. Trabalho num serviço que transcreve manuais escolares para braille e, num manual de Geografia, surgiu a expressão "política dos 3R's", que suscitou debate devido à sua representação em braille. Como professora de Português, entendi que: a) uma sigla não necessita de plural mas, a usar-se, b) nunca seria com apóstrofo anteposto, já que este significa supressão de vogal, o que não é o caso. No entanto, este apóstrofo começa a generalizar-se em registos diversos. Vejo que concorda quanto ao plural, mas não se pronuncia directamente sobre a utilização do apóstrofo. Pode dar o seu entendimento?
«... para conhecimento de...»
Vejo em documentos oficiais as seguintes construções: «Encaminho para o conhecimento de Vossa Excelência cópia...» e «Encaminho para conhecimento de Vossa Excelência cópia...».
Gostaria de saber qual a construção certa.
Maiúsculas e minúsculas nos títulos
Tenho visto em todos os manuais técnicos e outros livros como romances, etc., na língua Inglesa e Portuguesa que os títulos dos capítulos, sub-capítulos são escritos com letra maiúscula, quero dizer todas as palavras constituintes do título excepto os artigos e as preposições. No entanto quando fiz a escolaridade secundária aprendi que apenas a primeira letra da frase se escreve com letra maiúscula e dos nomes próprios.
Gostaria de saber que regra está subjacente a este modo de escrever os títulos.
Agradeço desde já a vossa resposta.
«Ter sentido», «fazer sentido»
Gostaria de saber qual das duas frases está correta: «faz sentido», ou «tem sentido»? Será que me poderia esclarecer esta dúvida?
Muito obrigada desde já.
Salvas ou salvo?
Na afirmação “Todas as queixas apresentadas, salvas duas excepções, careciam de fundamento” pode-se substituir o “salvas” por “salvo”? Tenho dúvidas quanto a esta frase uma vez que já vi as duas redacções.
Convidamos-vos
Conjuga-se «convidamo-vos» ou «convidamos-vos»?
O feminino de papagaio
Qual o feminino de papagaio?
