DÚVIDAS

Abreviaturas de datas

Qual o critério correto para se abreviarem datas? Deve ser usado hífen? Ou pontos? Ou barrinhas? É 14-12-2000? Ou 14.12.2000? Ou 14/12/2000?
E quanto aos dígitos? São dois, dois e quatro dígitos? (Ex.: --/--/----) Ou dois, dois e dois? (Ex.: --/--/--)
Há gramáticas ou autores que falam sobre o assunto?

Resposta

Em Portugal, está normalizado que se indique primeiro o ano, depois o mês e finalmente o dia do mês. Com, pelo menos, sempre duas casas decimais (zero no lugar das dezenas quando estas não existirem).
Quanto à separação entre as referências, eu uso o hífen. Prefiro também escrever o ano com todos os seus algarismos (para não o confundir com as outras duas referências e porque a informática recomenda prudência na abreviatura do ano). No que se refere ao mês, escrevo-o com as três primeiras letras (todas maiúsculas), para evitar confusões com a referência do dia. Exemplo da escrita que uso: 2002-MAR-11, o que não deixa qualquer dúvida no universo da nossa comum língua, onde possa haver o hábito de troca entre a posição das referências. Tradicionalmente, esta data escrevia-se: 11/03/02 (dia-mês-ano), mas, neste caso, pode haver confusões entre comunidades que usem outras sequências, e recomenda-se que, pelo menos, a indicação do ano seja feita com os quatro algarismos.
Ao seu dispor,

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa