Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Classe de palavras: verbo
Maria Monteiro Estudante Lisboa, Portugal 19K

     É igualmente correto dizer/escrever «parecido com» e «parecido a» («parecer-se com» e «parecer-se a»)? Não consigo encontrar uma resposta a esta dúvida nas gramáticas de português a que tive acesso.

    Obrigada.

Gustavo Lino Estudante São Paulo, Brasil 8K

Gostaria de saber se o verbo «escarnecer» leva ou não a preposição «de». Os dicionários que consultei, apesar de unânimes em anotá-lo como sinônimo de «fazer escárnio (de)» ou «zombar (de)», não foram claros em relação ao uso da referida preposição. Se o contexto no qual pensei for de alguma ajuda, tinha em mente uma frase semelhante a «Quando tropecei, as pessoas, rindo-se, escarneceram de mim» (ou seria «escarneceram-me»?). Há, para este caso, uma forma preferível? Se ambas forem válidas, há alguma diferença de sentido?

Grato pela atenção.

Rafael Nascimento Funcionário público Catanduva, Brasil 6K

Estava fazendo uma leitura e me deparei com a seguinte frase: «Nunca ocorreram aos grandes cronistas, em seus textos, basearem-se tão somente nas experiências de fato vividas por eles». Aí me veio a dúvida: O verbo "ocorrer" tem de vir no plural?

Tentei encontrar o sujeito da oração, no entanto, não consegui.

Gostaria também de saber a classificação do verbo "ocorrer" na frase em questão.

Eduardo Costa Professor Brasil 6K

«Embora não trate especificamente da violência contra as mulheres, o texto remete para casos de estupro e agressão física, dos quais elas são as maiores vítimas.»

Na frase acima, o vocábulo trate é um verbo transitivo indireto. Porquê?

Thiago Ferreira de Lima Estudante Araraquara, Brasil 23K

O verbo continuar é transitivo direto ou indireto? Ou depende de uma escolha própria de quem fala? «Ele deve continuar essa tarefa.» ou «Ele deve continuar com essa tarefa.» ou ainda «Ele deve continuar a fazer essa tarefa.»

P.S. – Existe alguma obra impressa sobre regência verbal e nominal que cubra grande parte das palavras do Português?

Obrigado.

Maria Sacramento Jurista Bruxelas, Bélgica 18K

A utilização do verbo acordar no sentido de «chegar a acordo» não carece de preposição? Ou seja, as frases «Os contratantes acordam colaborar na venda» e «As partes acordam que o ato é inválido» estão corretas? 

Antonio Carlos Costa Filho Eletricista São Bernardo do Campo, Brasil 3K

Gostaria que me ajudassem com a análise da transitividade do verbo ser acompanhado de expressões do tipo de mim, dele em frases como as que se seguem: «Que seria desses meninos se lhes faltassem os pais?» — «Que será de mim se não...?»

Desde já, obrigado.

Sofia Borges Estudante Macaúbas-Ba, Brasil 3K

Gostaria de saber a transitividade do verbo posar: «Ele posou para a revista». «Ele posou de galã».

Nos dois casos o verbo é transitivo indireto?

Maria Pereira Professora Coimbra, Portugal 10K

Na frase «em quem o pintor se inspirou», qual é a função sintática do pronome se? É complemento direto ou pode considerar-se apenas como uma partícula inerente ao próprio verbo inspirar-se (sem função sintática), uma vez que o seu sentido se completa com o complemento oblíquo («em quem»)?

Agradeço muito o vosso esclarecimento.

João Nunes Professor Lisboa, Portugal 3K

Tenho ideia de que antigamente a palavra reagir tinha certa conotação de antagonismo – usava-se «reagir a uma ofensa», ou a uma crítica –, ao passo que hoje é quase uma tradução de reply (replicar, responder) e se usa muito mais amplamente. Estou certo?