O significado de encertar e encertado - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O significado de encertar e encertado

Desde que me conheço que ouço os meus avós utilizar a expressão "insertado" ou "incertado" (nem sei bem qual a grafia correcta) quando se querem referir a um pacote que já foi aberto. Por exemplo: "Este pacote de bolachas está insertado". Não faço ideia se esta expressão é válida e qual a sua origem. Será que me podem ajudar?

Obrigada.

Andreia Ferreira Consultora Lisboa, Portugal 974

Os dicionários elaborados em Portugal registam encertar como um regionalismo, principalmente identificado com as regiões de Trás-os-Montes e das Beiras. Será sinónimo ou variante de encetar, cujo sentido genérico é «dar início a; principiar, começar». Mesmo que a variante seja historicamente uma deturpação, observa-se que encertar se especializou com significado de «partir ou separar uma parte de» e «comer ou gastar um pedaço de: encertar um pão» (cf. dicionário de Cândido de Figueiredo), muito embora encetar também possa ocorrer nesta aceção.

Encertar (ou encetar, em certos contextos) significa, portanto, «iniciar o consumo de qualquer coisa» (cf. A. M. Pires Cabral, Língua Charra. Regionalismos de Trás-os-Montes e Alto Douro, Âncora Editora, 2013). Sendo assim, um «pacote de bolachas encertado» designa um pacote que já foi aberto para começar o consumo do seu conteúdo, as bolachas.

Carlos Rocha
Tema: Variedades linguísticas Classe de Palavras: verbo