Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Classe de palavras: substantivo
Ágata Clérigo Investigadora Cascais, Portugal 8K

Gostaria de saber a origem da palavra "usina". Podem ajudar-me?

Muito obrigada.

José Leitão Valentim Técnico superior da Câmara Municipal de Lisboa Lisboa, Portugal 28K

Alguém sugeriu que a origem de companheiro seria «o que come pão connosco», do latim «cum pannis». Companheiro, originalmente, seria assim aquele que acompanha à mesa.

Podem confirmar?

Obrigado.

José Carlos Moura Veterinário Salvador - Bahia, Brasil 9K

Quais são o significado e a origem da palavra capelo?

 

João Castro Biólogo e professor Sines, Portugal 9K

Parabéns pelo vosso excelente e muito útil trabalho!

Consultei dois dicionários e fiquei com algumas dúvidas acerca da melhor forma de utilizar as palavras "foção", "fução", "fossão", "fuçar", "foçar" e "fossar". Por exemplo, para designar uma pessoa que quer tudo para si e que, em linguagem popular, se pode chamar de "fução": «Ele joga bem, mas é um grande "fução", só quer a bola para si, não a passa aos outros!»

Obrigado.

André Sá Jornalista Porto, Portugal 11K

Dizer «expoente máximo» é redundante? É expoente um termo absoluto?

Obrigado.

Noelia Moreira Tradutora O Porriño, Espanha 5K

Gostaria de saber qual a opção correta para a seguinte palavra: "fototipo" ou "fotótipo". É referido ao tipo de pele face à luz solar.

Muito obrigada e parabéns pelo excelente trabalho que sempre fazem.

Alcídio de Oliveira Gestor Lisboa, Portugal 5K

O termo MELLITOR, ao que suponho de origem latina, significará «apicultor»? Existe um glossário em latim associado à actividade apícola?

Obrigado.

Karoline Angelici Estudante Rio de Janeiro, Brasil 11K

Por que usamos a expressão «ter um dedo de prosa» para designar uma conversa? Tem a ver com o fato de que falamos em prosa?

Alcinda Oliveira Administrativa Porto, Portugal 5K

Qual o termo exacto para denominar o aparelho que permite o registo biométrico determinante da assiduidade de um trabalhador?

As palavras "decímetro" e "pontómetro" existem na língua portuguesa?

Manuel Couto Engenheiro Lisboa, Portugal 8K

Será correto dizer «no espaço de um mês», misturando espaço e tempo?  Como sabemos "espaço" mede-se em metros, quilómetros, hectares ou metros cúbicos, conforme estejamos em uma dimensão em 2 ou em 3. Tempo, esse, avalia-se em segundos, anos, séculos.