DÚVIDAS

Identificar a oração subordinante numa estrutura de coordenação
Consideremos a frase seguinte:«O aluno entra na sala e pede desculpa à professora porque chegou atrasado.» Teríamos três orações:1. «o aluno entra na sala»;2. «e pede desculpa à professora»;3. «porque chegou atrasado». Como classificá-las? Poderemos dizer que a oração 2 é simultaneamente coordenada copulativa e subordinante (tendo em conta as diferentes relações que estabelece com as orações 1 e 3)?
Divisão em orações, complemento determinativo e complemento circunstancial de lugar
«Do Verão restava apenas uma fugaz lembrança, no entanto, os descendentes raios de sol continuavam a raiar em toda a sua plenitude, não havendo uma única nuvem que se intrometesse no seu trajecto.»Estou com algumas dúvidas em relação à divisão desta frase em orações, e à sua respectiva classificação.Para além disso, estou também com dificuldades em identificar nesta frase um complemento determinativo e um complemento circunstancial de lugar.Aguardo pela vossa ajuda. Obrigada.
Sobre uma vírgula e orações subordinadas adjectivas restritivas
Está correta a vírgula inserida após «livros» no trecho abaixo, retirado de uma página sobre direito? «Cópia de Livros — A disputa travada entre estudantes, professores e bibliotecários contra editores por conta da legalidade de cópias de livros, é um dos assuntos que está no palco de debates de peso de Migalhas.» Estando correta a vírgula, por acaso o trecho «... travada entre estudantes, professores e bibliotecários contra editores por conta de cópias de livros» seria uma oração subordinada adjetiva restritiva? Sendo este o caso, é possível inserir vírgula ao final de orações desse gênero quando elas têm tamanho significativo? Agradeço imensamente o auxílio.
Infinitivo subjectivo e oração copulativa
«O escritor é um alvo fácil: a apreciação de um pintor exige um perito e dizer mal de um músico é coisa de especialista. Mas todos criticam o escritor.»1— «e dizer mal de um músico é coisa de especialista»: uma ou duas orações?2— se «e dizer mal de um músico» é uma oração, como se classifica? Coordenada copulativa? Subordinada completiva não finita/infinitiva?Obrigado.
Tempo e modo nas construções condicionais
Desde já gostaria de felicitar o vosso trabalho! Quero também fazer uma pergunta, porque, como diz, «Ter dúvidas é saber!». Relativamente à seguinte frase: «Se o Padre António fosse vivo, talvez não mudasse uma vírgula aos seus Sermões.» Estou com alguma dificuldade em analisá-la. É uma oração subordinada integrante? O uso do pretérito imperfeito do conjuntivo na frase acima transcrita é justificado por se pretender transmitir uma ideia de relatividade e de hipótese? Agradecia que me pudessem ajudar.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa