Os nomes e os adjectivos numerais na TLEBS
Na TLEBS, «flora» é um exemplo de nome não animado. Então, «árvore» será um nome não animado apesar de nascer, crescer e ser considerado um «ser vivo»? No texto: «O primeiro pintainho canta, O segundo pintainho pia O terceiro chama: – Tia Maria» Sabendo que «os adjectivos numerais ocorrem sempre em posição pré-nominal», segundo a TLEBS, poderemos considerar adjectivo numeral «terceiro» uma vez que o nome está subentendido?
A TLEBS e a designação dos tempos verbais
Com a nova terminologia surgem algumas dúvidas, nomeadamente nos vários tempos verbais: futuro imperfeito do indicativo? Futuro imperfeito do conjuntivo? Futuro perfeito composto? Tenho alguma urgência na resposta, por isso, se me pudessem responder prontamente, agradecia.
“Gastrotecnia” e culinária
No Plano de Estudos da Licenciatura em Ciências da Nutrição da Universidade do Porto encontrei a disciplina designada por “Gastrotecnia”. Ao consultar o respectivo programa verifico uma certa semelhança com a culinária. Gostaria de saber qual é realmente a diferença.
Sobre a palavra praxe
Gostava de saber quais os sentidos possíveis da palavra «praxe», incluindo, se possível, a sua origem etimológica.
Pássaro ‘vs.’ ave
Apesar de me parecerem sinônimas, existe alguma diferença entre “pássaro” e “ave”? Muito obrigado pela atenção que me quiserem dispensar.
«Estar/ficar/andar com a pulga atrás da orelha»
Gostaria de saber se a expressão conotativa «fiquei com uma pulga atrás da orelha» pode ter o sentido de «fiquei com dúvida», já que o significado mais apropriado para essa expressão é «fiquei intrigado». Obrigada.
O topónimo Mortório
No sítio onde resido existe um lugar chamado "Mertório", ou "Murtório". Não consigo encontrar nenhuma destas palavras em nenhum dicionário, pelo que questionava se alguma delas existe, e qual o seu significado. Obrigado.
O plural numa estrutura de coordenação
Pode-se dizer «as classes popular e aristocrática» ou «as classes populares e aristocráticas»? Ambas as frases estão corretas?
A palavra urocultura
Já vi quem escrevesse “urinocultura” como querendo significar “urocultura”. Queria saber se a palavra “urinocultura” de facto existe e se assim for, se é apenas sinónimo de “urocultura”, ou se terá outro significado. Obrigado.
Mais uma vez o «por trás de»/detrás
Sei que já responderam a várias dúvidas relacionadas com esta questão, mas o meu problema é o seguinte: Além da utilização com valor espacial, uma destas expressões é frequentemente utilizada no sentido de referir alguém ou alguma coisa que é «responsável por». Será que se podem usar as duas expressões? Ou a sua utilização com este sentido pertence apenas ao domínio da oralidade? Exemplo: «Sei quem está por trás do assalto.» ou «Sei quem está por detrás do assalto.»
