Discurso e linguagem
Discurso é o mesmo que linguagem?
Ex.: discurso oral é o mesmo que linguagem oral?
Nomeadamente
Gostaria de saber em que condições/casos se deve utilizar a palavra nomeadamente.
Obrigado.
Lana-caprina
Hoje, casualmente, encontrei de Bento da Cruz as suas Histórias de Lana-Caprina, da Editorial Notícias.
Podem indicar-me como se formou esta palavra?
Baixar/abaixar
Gostaria de saber quando usar baixar e abaixar. Qual a diferença?
Obrigado.
"Despoletar", de novo
Que significa e como foi formado o verbo despoletar?
Campo lexical/campo semântico
Sou professora de Português do ensino secundário. Começo hoje a colocar-vos as minhas dúvidas, que são muitas e me aparecem frequentemente. Hoje, vai só esta: as diferentes gramáticas que estão publicadas não são unânimes na definição e explicação de campo semântico e campo lexical. Gostaria de saber a vossa opinião. Obrigada!
Estada e estadia
Qual é a diferença entre estada e estadia? Eu julgava que as mesmas teriam o mesmo significado, sendo estada uma palavra mais antiga e estadia uma actual.
N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.
"Creditação"/"acreditação"
Qual a forma correcta:Acreditação dos cursos de Engenharia ou Creditação dos cursos de Engenharia?
Tanto como = tanto quanto
É indiferente dizer «tanto como» ou «tanto quanto»? Frase exemplo: «O que explicaria tanto a sua raridade como a sua descoberta».
Ter a ver e ter a haver
Embora já tenha visto escrita a expressão «ter a ver», várias pessoas que conheço, incluindo eu próprio, acham mais lógica a expressão «ter a haver». Apesar de já ter visto uma resposta a esta pergunta aqui no "www.ciberduvidas.com", não fiquei completamente esclarecido, pelo que agradecia se me pudesse clarificar melhor as ideias. Na referida resposta podia ler-se "Nada a haver tem sentido completamente diferente: que não tem nada a receber." No entanto, o facto de não ter nada a haver, significando que não tem nada a receber, implica que não há relação alguma entre as partes, que é precisamente o significado da expressão. Como qualquer expressão tem a sua origem, e esta me parece bastante plausível, gostaria que comentasse, avaliando a validade do meu raciocínio.
