Na frase proposta pela estimada consulente, assim será um advérbio (classe) de modo (subclasse) (cf. Lindley Cintra e Celso Cunha, Nova Gramática do Português Contemporâneo, p. 539), podendo facilmente ser substituído, por exemplo, pelo constituinte «deste modo».
De acordo com o Dicionário Terminológico (DT), assim, no contexto específico deste enunciado, que certamente surgirá na sequência de um outro anterior, deverá ser entendido, julgo eu, como um advérbio (classe) conectivo (subclasse)1, já que permite estabelecer nexos «entre frases ou constituintes da frase, como, por exemplo, relações de consequência, de contraste ou ordenação. [...] O Pedro falou com a Maria. [Seguidamente], foi para casa; Alguns alunos desta turma, [designadamente] o Pedro e o João, estão de parabéns; O professor caiu. [Consequentemente], partiu uma perna; Está frio. O João, [contudo], vestiu uns calções; [Primeiro] batem-se os ovos com o açúcar, [seguidamente] deita-se o leite e a farinha, [finalmente] leva-se tudo ao forno» (Domínio B.3: Classes de palavras).
Num outro contexto, o constituinte assim poderia eventualmente ser classificado (ainda de acordo com o DT) como um advérbio de predicado – pelo facto de poder «ocorrer internamente ao grupo verbal» –, com valor de modo (Domínio B.3: Classes de palavras), ex.: «Os rapazes cantam agradavelmente [de modo agradável]»; «Os rapazes cantam assim [deste modo agradável]».
1 Fazendo parte do grande grupo dos marcadores discursivos, com a função, neste caso, de reforçar argumentativamente ou de concretizar determinada ideia (DT, C. Análise do discurso, retórica, pragmática e linguística textual).