DÚVIDAS

ATUALIDADES

Montra de Livros

Elogio da Palavra

«Que seria do homem sem as palavras?», pergunta o médico e cientista italiano Lamberto Maffei, no seu mais recente livro,  Elogio da Palavra. Publicado pelas Edições 70, este ensaio é o terceiro da sua autoria publicado nos últimos anos, com a palavra elogio no título.

Depois de Elogio da Lentidão e Elogio da RebeldiaElogio da Palavra  transporta-nos ao complexo mundo dos centros da linguagem da palavra existentes no cérebro humano.

Obra breve e escrita de forma acessível, numa época em que a palavra tem perdido importância em relação à imagem, o autor salienta o tempo que a palavra necessita para a sua apreensão. Nota como as palavras são «memória» e «narrativa» e como «o milagre da evolução gerou as palavras para que o homem possa narrar, para que, na sucessão das gerações não se perca o património das experiências vividas».

A linguagem é assim entendida por Lamberto Maffei como uma «epifania revolucionária que caracteriza o funcionamento cerebral do homem».

Numa análise baseada no conhecimento da neurociência e na cultura das sociedades modernas, o Elogio da Palavra, dividido em oito capítulos, aborda o tema da linguagem no mundo contemporâneo, explicando  que são as palavras que ensinam a ver e que «quem tem mais palavras, vê mais».

Inspirando-se também na literatura para desenvolver o seu ensaio, cruza referências de autores como Emily Dickinson, Walter Benjamin ou Michel Montaigne, entre outros. E, logo na introdução, cita a obra Mil e Uma Noites numa história em que a palavra salva a vida de uma jovem de rara beleza.

Como bem nota no prefácio o linguista transalpino Luca Serianni, é o elogio ao humanismo nos tempos que correm que aqui nos dá a ler Lamberto Maffei, que foi durante longo tempo diretor do Instituto de Neurociências do Conselho Nacional de Investigação italiano e professor na Escola Normal Superior de Pisa.

Cf. Lamberto Maffei, Elogio de Três Elogios.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa