O que significa «Sarampo sarampelo, sete vezes vem ao pelo»?
O ditado resulta de uma sabedoria popular muito antiga e, nesse contexto, significava que as crianças poderiam ter sarampo sete vezes, uma crença que a medicina veio demonstrar ser falsa.
A origem desta crença dever-se-á ao facto de o sarampo ser uma doença exantemática, ou seja, é sua característica ter erupções cutâneas caracterizadas por vermelhidão ou vesículas, que, habitualmente, ao fim de três dias desaparecem. Esta vermelhidão é também característica de outras doenças exantemáticas, como a varicela, a rubéola, a varíola, a escarlatina, o eritema infecioso e o exantema súbito, que o povo considerava manifestações menos agressivas de sarampo e a que, por essa razão, dava o nome de sarampelo ou sarampelho.
Assim, o ditado «Sarampo sarampelo, sete vezes vem ao pelo» significava que a criança podia ter sete vezes sarampo, o que, não sendo verdade, pois as crianças têm sarampo uma única vez, tinha um fundo de realidade, pois as crianças poderiam ter sete doenças caracterizadas pela vermelhidão, as quais o povo julgava serem manifestações de sarampo, mas que, afinal, correspondiam a outras seis doenças exantemáticas.
Áudio disponível aqui:
[AUDIO: Carla Marques_Sarampo-sarampelo]
Apontamento incluído no programa Páginas de Português, na Antena 2, no dia 9 de fevereiro de 2025.