Português na 1.ª pessoa - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Português na 1.ª pessoa
Pequenas curiosidades sobre a expressão <i>«sumo pontífice»</i>
A propósito da eleição do novo papa, Leão XIV

A propósito da eleição do novo papa, Leão XIV, a consultora Inês Gama dedica um apontamento sobre a expressão «sumo pontífice» e outras palavras relacionadas.

O que é a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa?
Um antigo presidente do Brasil explica como foi criada
Por José sarney

«Nestes últimos quinhentos anos, o português transformou-se de um idioma oceânico em um idioma continental» – sublinha José Sarney, que foi presidente do Brasil entre 1985 e 1990 a respeito da criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, para assinalar o Dia Mundial da Língua Portuguesa de 2025. Artigo incluído em 9 de maio de 2025 no Diário do Poder.

A partícula apassivante <i>se</i>
Função sintática de se

Na frase «Ouviram-se os jovens», a palavra se desempenha que função sintática? A professora Carla Marques aborda a questão na rubrica divulgada no programa Páginas de Português, na Antena 2  (dia 4 de maio de 2025).

«É preciso entender que a língua vai mudar em Portugal»
A propósito do Dia Mundial da Língua Portuguesa

«Queremos acolher as expressões que vêm do Brasil – muitas vezes por meio da Internet, entre jovens ainda em processo educacional – mas também mostrar o valor do português europeu» – declara o professor português José Manuel Diogo à jornalista Amanda Lima, em entrevista incluída no DN Brasil, em 5 de maio de 2025. Texto aqui transcrito com a devida vénia.

 

 

 

 

A atividade de escrita nas escolas e os desafios da IA
Aprender a ir além do ChatGPT que escreve um texto

«Os professores e professoras têm noção clara de que os alunos recorrem a chatbots como o ChatGPT para realizar atividades de escrita. Sabem também que a IA está a evoluir a uma rapidez incrível, pelo que é cada vez mais difícil comprovar que um texto foi escrito com a ajuda desta ferramenta ou mesmo integralmente feito por ela. Este facto tem claras implicações no desenvolvimento (ou na estagnação) das competências que se crê serem fundamentais para os alunos, pelo que não é viável continuar a planificar atividades letivas como se a IA não existisse.»

Reflexão da professora e linguista Carla Marques, que é também consultora permanente do Ciberdúvidas, sobre como integrar no ensino básico e secundário do impacto a Inteligência Artificial está a ter nas tarefas escolares. Texto publicado como editorial do n.º 22 (2025) do Boletim dos Sócios  da Associação de Professores de Português e aqui divulgado com a devida vénia.

O que podem as palavras?
Evocar as Novas Cartas Portuguesas
Por Dora Gago

«Hoje, acender o poder das palavras veiculadoras de valores de liberdade, de igualdade, de paz, revela-se cada vez mais necessário, perante tantos retrocessos a que se assiste, um pouco por todo o mundo, perante a aceitação passiva das maiores barbaridades» – defende a escritora e professora Dora Nunes Gago neste apontamento incluído no Jornal de Letras, n.º 1424, de 30 de abril de 2025 e aqui partilhado com a devida vénia.

Nascer e crescer na língua
A propósito do Dia Mundial da Língua Portuguesa de 2025

«Da língua materna e maternal que afinal nos habita – ou somos nós que já a habitamos ou as duas coisas? –, dessa portuguesa língua, além de filhos, nos tornamos um pouco mestres e amos, estamos prontos a viajar com ela e a nela viajar, prontos a deixá-la ganhar pátria e ganhar mundo.»

Texto que assinala a celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa em 2025, da autoria do escritor João Pedro Mésseder e publicado no mural Leya Educação (Facebook, 5 de maio de 2025).

Língua x estilo: sabe a diferença?
Sistema linguístico e escolhas individuais

«A LÍNGUA é o guarda-roupas: um sistema vasto, flexível, pleno de possibilidades. Já o ESTILO é a escolha feita dentro desse sistema – escolha que varia conforme o lugar, o tempo, a intenção, a identidade de quem fala.»

São palavras do gramático brasileiro Fernando Pestana a  respeito das diferenças entre o português europeu e o português do Brasil, interpretadas à luz da distinção entre língua e estilo. Apontamento publicado no mural do autor no Facebook em 1 de maio de 2025 e aqui transcrito com a devida vénia.

Sobre lapsos linguísticos no velório do Papa
Octogenário, importar-se e «ser eleito»

«Octagenário» e «ser elegido» são duas formas erróneas ouvidas nos comentários que, na CNN Portugal, entre 21 e 22 de abril de 2025, se fizeram sobre o falecimento e o velório do Papa Francisco. O comentário do consultor Carlos Rocha.

A natureza da palavra <i>todos</i>
A propósito do falecimento do Papa Francisco

A propósito do falecimento do Papa Francisco, a consultora Inês Gama faz um breve enquadramento das classes de palavras a que o termo todo (singular de todos) pode pertencer.