Aberturas - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
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Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. A tragédia que se vive na Faixa de Gaza desencadeia operações de ajuda à população  palestiniana em fuga, perante a ofensiva militar israelita. O adjetivo humanitário está, portanto, de regresso aos noticiários, com os problemas de sempre, herança do próprio anglicismo que decalca, humanitarian. No Ciberdúvidas, continua a recomendar-se a associação de humanitário a nomes que denotem ações para a proteção de pessoas: diz-se e escreve-se, portanto, «ajuda humanitária», «corredor humanitário», mas não «desastre humanitário». Entretanto, o uso pode ter caprichos, como revela a consultora Sara Mourato num levantamento de algumas solidariedades lexicais de humanitário nas notícias a circular em Portugal.

Na imagem, O Bom Samaritano (1849) de Eugène Delacroix (1798-1863). Créditos: The Good Samaritan (Delacroix 1849), Wikimedia Commons.

2. Em Portugal, «pipi e betinho» foi como Luís Montenegro, o líder do Partido Social-Democrata, se referiu ao Orçamento do Estado para 2024. A adjetivação inusitada, de tom jocoso e vulgar, contrastando com a seriedade do tema político, foi muito comentada pela opinião pública. Em O Nosso Idioma, a consultora Inês Gama analisa os ditos e entreditos desta expressão equívoca.

3. As notícias têm dado projeção também à terrível situação dos reféns que o Hamas fez na sequência dos ataques de 7 de outubro. No Consultório, pergunta-se: qual a origem do nome refém? Outras questões: a locução adverbial «assim que» pode reduzir-se a assim? Que diferença há entre os nomes ciência, «área de estudos» e disciplina? E o que distingue o verbo tornar-se de ficar? O que significam exatamente as locuções adverbiais «em redor de» e «à volta de»? Que funções dêiticas tem uma frase como «entrei em casa há pouco»? A sequência adverbial «muito menos bem» está correta?

4. No Pelourinho, comparam-se duas atitudes linguísticas no futebol de Portugal: por um lado, a de Anatolyi Trubin, guarda-redes ucraniano recém-contratado pelo Benfica que se dispõe a aprender português; e, por outro a do treinador alemão Roger Schmidt, que só comunica em inglês. Um apontamento de José Mário Costa.

5. O Porto define grandemente a personalidade linguística do noroeste de Portugal. Em Montra de Livros, apresenta-se mais um livro a dar conta da originalidade tripeira: trata-se de Falar à Moda do Porto, um livro da autoria de João Carlos Brito e publicado pela Ideias de Ler (grupo Porto Editora). Na mesma rubrica, uma nota sobre um número especial da revista Linha d'Água, intitulado Estudos de Gramática, Discurso e Texto, uma seleção das comunicações feitas à na GRATO 2021 – 7.ª Conferência internacional em Gramática & Texto, realizada em 18 e 20/11/2021 pelo Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa.

6. O sul de Portugal oferece igualmente certo grau de diversidade linguística, de que a vila de Barrancos é bom exemplo. Em Diversidades, sobretudo à volta do barranquenho, divulga-se a tradução de um artigo do jornalista espanhol Daniel Borrego Alonso publicado no jornal digital Infobae.

7. O vento e a chuva (que escasseava) têm tido grande intensidade em Portugal. A propósito do tema, chama-se a atenção para "Porque se dá nome às tempestades e quem os atribui?", um trabalho que o jornalista Paulo Lourenço assinou no Jornal de Notícias em 19/10/2023.

8. Em contexto lusófono, predominantemente africano, mencionem-se:

– a notícia de 15/10/2020 da agência Lusa, segundo a qual os militares da Guiné-Bissau estão a aprender português em aulas dentro dos quartéis (mais informação no Observatório da Língua Portuguesa);

– a realização em 19 e 20/10/2023, na cidade da Praia, da XI edição dos Encontros de Escritores de Língua Portuguesa (EELP), que homenageia Amílcar Cabral (1924-1973);

– em 26/10/2023, a mesa-redonda "Contribuições para a nacionalização do português em Angola" (em modo híbrido), no âmbito do IV Fórum Internacional da Língua Portuguesa, promovido pela Universidade Católica de Angola;

– e, em 30/10/2023, a conferência "Os processos neológicos da língua portuguesa", evento que tem como oradora a professora universitária e linguista Margarita Correia, com o apoio da revista Njinga & Sepé: Revista Internacional de Culturas Línguas Africanas e Brasileiras.

9. Quanto a três dos programas da rádio pública portuguesa em que o tema principal é a língua portuguesa:

♦ Em Língua de Todos (RDP África, sexta-feira, 20/10/2023, 13h20*; repetido no dia seguinte, c. 09h05*), fala-se do estudo linguístico das regras da pontuação.

♦ No programa Páginas de Português (Antena 2, domingo, 22/10/2023, 12h30*; repetido em 28/10/2023, 15h30*), defende-se a existência explícita de uma «diplomacia linguística» e comenta-se a palavra nomofobia.

♦ De 23 a 27/2023, as emissões de Palavras Cruzadas, programa realizado por Dalila Carvalho e transmitido na Antena 2, são dedicadas à linguagem corporal (segunda a sexta, às 09h50* e às 18h50*).

* Hora oficial de Portugal continental.

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1. O Manifesto de Óbidos pela Língua Portuguesa, lançado no festival literário Fólio, a decorrer na vila de Óbidos, tem como objetivo central a defesa do uso e da valorização do português como «língua de culturas e de pensamento e, sobretudo, como língua produtora de conhecimento». Trata-se de uma petição pública que decorreu de uma conversa, no Fólio de 2022, entre os investigadores e professores universitários Luísa PaolinelliJosé Eduardo Franco e Regina Brito. A esta iniciativa juntaram-se este ano figuras de destaque no panorama universitário e cultural como Carlos Fiolhais, Moisés Martins, Paulo Santos e Roque Rodrigues. No texto propõem-se às entidades competentes um conjunto de linhas de ação que têm a língua portuguesa como preocupação central, num contexto onde se parece caminhar para uma subalternização de algumas línguas. Veja-se, por exemplo, como no campo científico o inglês tem vindo a exercer um domínio cada vez mais evidente ao ser escolhido para língua de redação de artigos científicos e até de dissertações de mestrado ou teses de doutoramento, uma opção justificada pelos seus autores como sendo feita a bem da internacionalização dos trabalhos. A proposta do Manifesto de Óbidos incita a uma reflexão onde se considere que a maturidade e a robustez de uma língua se afirmam também pela capacidade de dizer ciência e pela forma particular e sui generis de pensar a realidade.

2. Os usos de haver como verbo impessoal são convocados neste apontamento da professora Carla Marques para o programa Páginas de Português, difundido na Antena 2

3. conflito no Médio Oriente traz ao Consultório dúvidas de natureza linguística. Entre elas pretende-se saber qual a forma correta: palestiniano ou palestino? * Poderão ainda ser consultadas respostas a questões de diferentes áreas: num contexto de atendimento ao público, a forma «Diga» será adequada para dar início a uma interação? É correto dizer «a modelo»? Qual a grafia de ataque-relâmpago? Quais as funções sintáticas presentes em sintagmas como «bolo de laranja» e «notícias dele»? Qual o valor de verdade e sua ligação a valores causais ou explicativos em duas frases? Deve dizer-se mordida ou mordedura? O que significa o anglicismo "o-ring" e qual a grafia correta? 

* Do noticiário  sobre a guerra Israel-Hamas emergiu igualmente o uso de israelita, no português de Portugal, vs. israelense, forma preferida no Brasil. Cf. Gentílicos com formas diferentes  

4. Um caso de paraetimologia é comentado pelo consultor Paulo J. S. Barata, a partir da proposta de a palavra atuação ter origem em «a tua ação», um processo popular que encontra explicações fantasiosas para a formação de algumas palavras.  

5. A situação da língua arménia dá matéria à cronica da linguista e professora universitária Margarita Correia, partilhado com a devida vénia do Diário de Notícias de 16 de outubro de 2023.

6. O atual estado da leitura e a importância excessiva dos ecrãs no quotidiano levam a escritora e professora Dora Gago a refletir sobre a era da pós-leitura (texto partilhado com a devida vénia, do blogue Algarve Informativo).

7.  Divulgam-se os seguintes eventos de interesse para a língua: 

– A  linguista e professora universitária Margarita Correia apresentará uma comunicação intitulada «Os processos neológicos em língua portuguesa», no dia 30 de outubro, entre as 9h00 e as 11h00 (horário de Brasília), que poderá ser acompanhada pelo canal YouTube da Revista Njinga e Sepe (aqui);

– As investigadoras e professoras universitárias Mariana Oliveira Pinto Inês Cardoso apresentarão uma comunicação intitulada «Sequência de ensino do género relatório de investigação: relato de uma experiência em contexto de ensino superior», no 15.º encontro mensal sobre discurso académico (EMDA), com lugar em 23 de outubro, entre as 18h00 e as 19h30 (a sessão poderá ser acompanhada por zoom (aqui) ou no canal YouTube (aqui). 

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1. A atualidade internacional é marcada pela escalada do conflito entre Israel e o Hamas, com notícias chocantes em que avulta a terrível palavra massacre. Em segundo plano, aparece a guerra russo-ucraniana, que nem por isso conhece tréguas, constantemente motivando a ativação dos vocábulos drone e míssil. Em Portugal, vive-se felizmente em paz, mas o léxico mediático denota o mal-estar social causado pela crise da habitação, palavra recorrente no Orçamento do Estado 2024 apresentado pelo governo português. Entretanto, quem esteja atento ao quotidiano urbano, por exemplo, em Lisboa, depara-se com o multilinguismo desordenado da comunicação pública escrita, que vai da utilização de estrangeirismos em simples inscrições em placas e painéis – concierge (porteiro/a), flat (apartamento) – aos textos promocionais que as empresas exibem nos seus edifícios. A presença da língua vernácula na capital portuguesa torna-se preocupantemente discreta – alerta Paulo J. S. Barata no apontamento que dedica ao tema no Pelourinho.

Na imagem, Lisboa vista do miradouro de São Pedro de Alcântara, de Carlos Botelho (1899-1982).

2.  O gigantismo demográfico e o prestígio cultural do Brasil impõem rever a maneira como se concebe a língua portuguesa no presente e até mesmo no passado. Na Montra de Livros, apresenta-se Histórias do Português do Brasil (2022), uma publicação que reúne trabalhos acerca dos fenómenos linguísticos característicos do português brasileiro. E em Ensino, na sequência de uma resposta sobre a aceitação das variantes linguísticas do Brasil nas escolas e universidades de Portugal, inclui-se um comentário do gramático brasileiro Fernando Pestana, que defende que os «cursos de Letras (ou cursos de formação de professores já graduados e atuantes em salas de aula) devem ter em sua grade curricular uma disciplina que ensine sistematicamente as diferenças entre as duas normas/variedades».

3. Como identificar os pleonasmos viciosos? Há alguma lista? Esta é uma das sete questões da atualização do Consultório, as quais abrangem ainda os seguintes tópicos: o uso do topónimo Dubai; a subordinação na frase em «é imprescindível que tenhas lido o texto»; as palavras aposento e massoterapia; os valores aspetuais de «vinha a comer»; a sintaxe de mesmo.

4. Ainda a respeito da polémica que envolveu o livro No Meu Bairro, que põe em prática o sistema gramatical ELU, de finalidade inclusiva, uma reflexão da linguista e professora universitária Maria Antónia Coutinho (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa).

5. A comunicação social portuguesa deu grande projeção ao casamento da filha dos Duques de Bragança. Contestando a designação «casamento real», a jornalista Bárbara Reis observa sarcasticamente que «discutir hoje quem seria o legítimo herdeiro do trono de Portugal é como discutir "quem seria hoje o imperador romano"», em artigo de opinião incluído no Público e transcrito, com a devida vénia, em O Nosso Idioma.

6. Nas Diversidades, divulga-se o Manifesto de Liubliana sobre a importância das competências superiores de leitura, um documento subscrito pela Associação Internacional de Editores, entre outras entidades.

7. Acontecimentos que envolvam a língua portuguesa:

– A atribuição do Prémio Camões 2023 ao professor universitário, ensaísta e tradutor João Barrento (pormenores aqui);

– Na Galiza, a criação e regulação do Observatorio da Lusofonía Valentín Paz Andrade pelo Decreto 134/2023, de 28/09, da Junta de Galiza.

– A inauguração da Casa da Cidadania da Língua em 12/10/2023, em Coimbra (ler aqui).

8. A respeito de três dos programas que, na rádio pública portuguesa, são dedicados à língua:

– Para esclarecer como os alunos podem aperfeiçoar a sua competência linguística, entrevista-se a linguista Sandra Duarte Tavares, em Língua de Todos, difundido na RDP África, na sexta-feira, 13/10/2023, às 13h20* (repetido no dia seguinte, c. 09h05*).

– Em Páginas de Português, transmitido na Antena 2, no domingo, 15/10/2023, às 12h30* (repetido no sábado seguinte, 21/10/2023, às 15h30*), a propósito do 6.º Congresso Internacional de Linguística Histórica, conversa-se com o linguista Francisco Calvo del Olmo sobre a importância da história dos contactos entre o galego-português e o espanhol para os vários tipos de portunhol. O programa inclui também o apontamento da professora Carla Marques sobre a conjugação do verbo haver.

– Em Palavras Cruzadas, programa realizado por Dalila Carvalho e transmitido pela Antena 2, o tema das emissões de 16 a 20 de outubro (segunda a sexta, às 09h50 e às 18h50*) é o da comunicação das sondagens. O convidado é Luís Paixão Martins, autor do livro Como mentem as sondagens.

*Hora oficial de Portugal continental.

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1. As relações entre as línguas podem estabelecer-se de inúmeras formas, mas neste processo há sempre espaço para algum tipo de tensão: em muitas situações, há línguas que ocupam espaços comuns e que tendem a competir entre si, o que pode levar a que uma dada língua ocupe gradualmente o espaço de outra, minimizando-a; há outras línguas que divergem entre si para sobreviver ou para consolidar a autonomização e afirmação de um dado território. São relações de poder, que nem sempre são conduzidas de forma consciente pelos falantes, mas que podem acarretar consequências de importância maior para as línguas.

♦ Encontramos tensões desta natureza na relação entre as duas línguas oficiais de Portugal: o português e o mirandês, que coexistem em Terras de Miranda. Trata-se de um processo no qual a segunda língua, minoritária e enfraquecida, precisa de que se envidem todos os esforços para evitar que simplesmente desapareça. Tal possibilidade vindoura fica a dever-se ao facto de as gerações mais novas estarem a deixar de usar a «lingoa do lar, do campo e do amor», como a descrevia Leite de Vasconcelos. Este é o panorama que encontra a jornalista Luísa Pinto na sua reportagem sobre o estado do mirandês* (que também poderá ler lida em língua mirandesa: «Ua lhéngua nun se morre anquanto andubir ne l sentir i ne l falar», exclusivo para assinantes do jornal Público).

♦ Aqui ao lado, na Galiza, o português encontra a sua língua irmã, o galego, também ela ameaçada na sua forma original pela pressão exercida pelo castelhano, que se tem vindo a introduzir no idioma galego de forma tão persistente e contínua que atualmente a maioria dos falantes faz uso de uma língua fortemente espanholizada. O português partilhou com o galego a sua génese, mas foi divergindo dele a partir do século XIV, devido sobretudo ao afastamento político entre regiões. No entanto, são ainda hoje inúmeras as afinidades que unem estas línguas, havendo quem defenda que o galego na sua forma mais pura teria a ganhar com uma aproximação ao português, uma relação que poderia inclusive ter implicações económicas muito positivas. Esta é uma posição sustentada pelo engenheiro galego José Ramóm Pichel, ao advogar a ideia da unidade das línguas em entrevista* ao Portal Galego da Língua.

♦ Noutras latitudes, observamos também outras tensões entre as línguas no interior de um mesmo país. Dessa relação nos fala Margarita Correia, professora universitária e linguista, ao analisar no seu artigo a situação do Mali, país onde a nova Constituição determina que o francês, antiga língua de estado, passe a conviver com as restantes treze línguas nacionais, o que acarreta também problemas para a organização do sistema de ensino, que, a partir do 4.º ano, era até agora exclusivamente francófono. O caso aqui relatado demonstra como a evolução política pode conduzir a uma rejeição da língua do colonizador. Nos países onde Portugal assumiu esse papel de colonizador, esta rejeição política não é tão evidente, mas encontramos alguns sinais que merecem reflexão: por exemplo, em Moçambique, a língua portuguesa é língua materna para pouco mais de 10% da população**, tendo uma importância relativa face aos bantos ou ao próprio inglês; já em Angola, o português é falado por cerca de 70% dos falantes, mas há setores que defendem a importância de salvaguardar a língua banta umbundo, a segunda língua mais falada, enquanto traço estruturante da cultura africana. 

* textos partilhados com a devida vénia. 

** Diz-nos Alexandre António Timbane que «[h]oje, o número de falantes do português como língua segunda aumentou para pouco mais de 10,7%, mas as características se distanciam do português europeu. Por outro lado, as L[inguas]B[antas]continuam firmes dentro e fora das cidades e nenhuma delas está em vias de extinção.» (A variação linguística do português moçambicano: uma análise sociolinguística da variedade em uso. RILP - Revista Internacional em Língua Portuguesa - nº 32 - 2017, p. 25). Gregório Firmino, por sua vez, esclarece que, segundo os Censos de 2017, cerca de metade da população assume saber falar português (47,4%), mas destes só cerca de 16% tem a língua portuguesa como língua materna. O português de Moçambique, ao estar a ser falado por parte da população, está a sofrer um processo de nativização acentuado, que o afasta do padrão europeu e cuja aceitação ainda não está estabilizada. (Ascensão de uma norma endógena do português em Moçambique: desafios e perspectivas. Gragoatá, Niterói, v.26, n.54, 2021, p. 163-192.)

2. O verbo haver pode ser seguido da sequência «por + adjetivo»? A questão motiva uma resposta centrada na descrição de um dos possíveis comportamentos sintático-semânticos de um verbo que oferece muitas dificuldades aos falantes. A atualização do Consultório contempla ainda outros assuntos: a origem do substantivo pontífice; a diferença entre o conceito de vogal temática e o de índice temático; a pronúncia correta das palavras rogos, gozos dileto; os efeitos de sentidos resultantes da construção do verbo acompanhar com as preposições a ou até; a grafia do termo martainha; o hiperónimo de navio e barco e os critérios a adotar na correção de documentos de avaliação em contexto de uso de diferentes variedades do português.

3. No Dia Mundial contra a Pena de Morte, a consultora do Ciberdúvidas Sara Mourato aprofunda a questão da origem das expressões «pena de morte» e «pena capital», traçando o caminho da evolução semântica dos termos que compõem as expressões.  

4.  A diferença entre as construções «tem-no» e tem-lo» é abordada por Inês Gama, colaboradora do Ciberdúvidas, num apontamento divulgado no programa Páginas de Português, na Antena 2.  

5.  Destaque para as seguintes notícias:

– A professora Maria Regina Rocha, consultora do Ciberdúvidas durante mais de duas décadas, vai ser homenageada pelos 50 anos de docência (notícia);  

– O Plano Nacional de Leitura lançou o guia Projeto de leitura – ensino básico e secundário;

– As escritoras Andreia C. Faria Lídia Jorge venceram o prémio PEN Clube de 2023, na categoria poesia e narrativa, respetivamente (notícia);

– O livro Misericórdia, de Lídia Jorge, já muito premiado, encontra-se na corrida aos prémios franceses Médicis e FEMINA bem como ao Prémio Oceanos (anúncio da editora D. Quixote).

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1. São tema recorrente em outubro e em 2023 voltam à atualidade – os Prémios Nobel. Além do relevo dado à atribuição do Nobel de Medicina a Katalin Karikó e Drew Weissman, cujas descobertas têm sido decisivas para o desenvolvimento de vacinas anti-covid-19, do de Física a Pierre Agostini, Ferenc Krausz e Anne L'Huillier e do de Química a Moungi Bawendi, Louis Brus e Alexei Akimov,  as atenções centram-se também no Prémio Nobel da Literatura, ganho pelo norueguês Jon Fosse, e no da Paz, que foi para a ativista iraniana Narges Mohammadi. Acerca do nome Nobel, que pode usar-se também como nome comum e adjetivo (ver dicionário da Academia das Ciências de Lisboa), o Ciberdúvidas tem recomendado a pronúncia "nobél" em respostas anteriores (elencadas aqui). Importa, no entanto, assinalar, que na dicionarística mais recente, a par da acentuação aguda, apresenta-se igualmente a articulação de Nobel como palavra grave, soando "nóbel". É um registo, para muitos discutível, que se encontra na Infopédia, induzindo uma situação a que se poderia chamar binormativa, ainda que em pequeníssima escala. Mas para falar de binormativismo em grande escala, transcreve-se com a devida vénia, na rubrica Diversidades, o curioso artigo que o professor universitário e tradutor Marco Neves dedicou à língua norueguesa e à sua dupla codificação, precisamente a propósito do vencedor do Nobel da Literatura de 2023.

2. Se digo «eu aborreço-me», porque não posso dizer «eu apetece-me»? O esclarecimento da questão faz parte do conjunto de sete novas respostas que atualizam o Consultório e nas quais se abordam ainda os seguintes tópicos: a frase feita «ganha mas não leva»; o topónimo Niágara; os conceitos de coesão e coerência; a enumeração como figura de estilo; a sintaxe de perguntar; e os sinónimos fim e final.

3. Nas escolas de Portugal, há cada vez mais crianças e adolescentes que mal dominam a língua portuguesa e que requerem um acompanhamento especial, nem sempre possível. Na rubrica Ensino, a consultora Inês Gama foca o caso dos alunos que falam nepali (ou nepalês, uma das línguas do Nepal), continuando a sua reflexão à volta das condições de funcionamento da disciplina de Português Língua Não Materna (PLNM).

4. Em O Nosso Idioma, divulga-se, devidamente atribuída, a crónica que o jornalista português José Júdice publicou no semanário Tal&Qual (4 a 10/10/2023) a respeito das conotações do advérbio jamais e de «novas ortodoxias» linguísticas como «cidadãos seniores», «Estado social», «alterações climáticas», «digitalização», «causas fraturantes» ou «direitos LGBT+». Na mesma rubrica, inclui-se ainda um texto do linguista brasileiro Aldo Bizzocchi (ver Diário de um Linguista, 02/10/2023), que respiga uma série de vocábulos que só ocorrem em expressões idiomáticas, várias a caminho do desuso: tona, toa, triz, entre outros.

5. Sobre o que pode ser a experiência profissional académica da poesia em português, um vídeo que, com duas décadas, justifica registo: trata-se de uma entrevista com o professor universitário e ensaísta Fernando J. B. Martinho, galardoado no final de setembro com o Prémio de Ensaio Jacinto do Prado Coelho, da Associação Portuguesa dos Críticos Literários.

6. Eventos realizados ou a realizar que se relacionam com a língua e as suas literaturas:

– Na Biblioteca Palácio Galveias, em Lisboa, em 05/10/2023, foi apresentado o álbum Um Só Dia, homenagem à poesia cantada de Manuel Alegre.

– A 11.ª edição do Encontro de Escritores de Língua Portuguesa decorre na cidade da Praia, de 19 a 22 de outubro. O tema é “Língua Portuguesa, Expressão de Liberdade, Democracia e Desenvolvimento Municipal”.

– O Festival Internacional Literário de Óbidos – o F(O)LIO – realiza-se de 12 a 22 de outubro. A figura homenageada é o livreiro e editor José Pinho, falecido em 30/05/2023 e fundador deste festival.

7. Quanto a programas sobre língua portuguesa na rádio pública de Portugal, salientam-se:

Língua de Todos, na RDP África, que, na sexta-feira, 06/10/2023, às 13h20* (repetido no dia seguinte, c. 09h05*), aborda o tema das aplicações da Inteligência Artificial na elaboração de textos académicos;

Páginas de Português, na Antena 2, que, no domingo, 8 de outubro, às 12h30* (repetido no sábado seguinte, 14 de outubro às 15h30*), dá destaque ao 6.º Congresso Internacional de Linguística Histórica, a ter lugar de 9 a 11 de outubro de 2023, a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra., tendo como figura homenageada Clarinda de Azevedo Maia;

Palavras Cruzadas, um programa realizado por Dalila Carvalho e transmitido na Antena 2 (de segunda a sexta, às 09h50 e às 18h50), cujas emissões de 9 a 13 de outubro são dedicadas à linguagem das vendas: como vender mais e melhor? A convidada é a  treinadora de vendedores Mafalda Johannsen.

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1. A cantora portuguesa A Garota Não recebeu a 1 de outubro o Globo de Ouro da SIC para a melhor intérprete. Agradeceu a distinção não com o habitual discurso, mas com um poema de sua autoria, que analisa de forma crítica alguns dos fatores que podem estar na base do sucesso, terminando com as seguintes palavras: «Há quem tenha muita sorte / A sorte, a mim, tem-me dado muito trabalho». Esta afirmação rapidamente se tornou viral nas redes sociais, chegando às páginas da comunicação social. Na sua aparente simplicidade, o enunciado faz assentar a sua intenção comunicativa na antítese entre dois conceitos: sorte vs. trabalho. O substantivo sorte (do latim sors, sortis) é equivalente a destino ou fado, referindo uma força superior que determina o rumo dos acontecimentos de forma inelutável; trabalho (de trabalhar, do latim tripaliare) designa uma tarefa que exige algum tipo de esforço. A oposição entre as palavras condensa duas formas de se atingir um dado objetivo: a via fácil, na qual tudo acontece naturalmente, sem esforço por parte da pessoa, e a via difícil, na qual o objetivo se atinge por meio de empenho contínuo e persistente e de sacrifício. Esta antítese junta ainda uma nota de ironia ao implicitar uma crítica a todos os que atingem o sucesso por um conjunto de fatores que não estão relacionados com a dedicação e a persistência, ou seja, que lá chegam pela via fácil e que, portanto, serão menos merecedores do triunfo. As inúmeras partilhas das palavras da cantautora mostram como muitas pessoas se identificaram com o que foi dito e, do ponto de vista linguístico, ilustram o caminho do que pode ser entendido como uma expressão idiomática, ou seja, uma expressão de uso comum cujo sentido ultrapassa o valor literal das palavras que a compõem. Neste caso, a afirmação condensaria uma significação equivalente a «o meu sucesso é fruto do meu empenho e não de um momento de fortuna ocasional». 

As palavras sorte e trabalho estão na base de várias respostas disponíveis no Ciberdúvidas, que aqui recordamos: «Má sorte», «A expressão «toda a sorte de»», «O mérito, o brilho e... a sorte», «O trabalho e o ócio», ««Trabalho duro», «trabalho árduo»: solidariedades lexicais».  

2.  Qual a opção correta: pudico ou púdico? Esta é uma questão que se discute há mais de 100 anos e cujos contornos se analisam nesta resposta disponível no Consultório. Para além desta, ficam disponíveis na atualização outras seis novas respostas: «Arrogar e gostar + pronome se», «Os sufixos -ivo e -ório», «A pronúncia de saem e caem», «A métrica numa cantiga de D. Dinis», «Oração relativa e complemento oblíquo», «Os advérbios aqui, cá, lá e acolá». Por fim, regressamos ao tema da linguagem inclusiva, desta feita para responder  a uma questão «Sobre as origens da linguagem inclusiva».

3.  Serão os prefixos presentes nas palavras irracional e indispensável manifestações de um mesmo prefixo? Na sua rubrica semana, a professora Carla Marques analisa a variabilidade do prefixo in- na formação de palavras (rubrica divulgada no programa Páginas de Português, na Antena 2).  

4. Em Portugal, o crescimento de locais de comércio geridos por estrangeiros tem levado ao aumento de letreiros / anúncios que exibem erros ortográficos e frases de sintaxe defeituosa ou, por vezes, quase impercetíveis. O consultor Paulo J. S. Barata apresenta, no Pelourinho, o caso do letreiro onde se pode ler «Este massa é tu gostas» (ver aqui). 

5. Um registo final para os prémios atribuídos a autores portugueses:

– António Lobo Antunes foi o vencedor da 16.ª edição do Prémio Literário Fundação Inês de Castro pela obra O Tamanho do Mundo (notícia); 

– Alice Vieira venceu o Prémio ibero-americano de literatura infantil e juvenil (notícia). 

 

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. O português é sempre mencionado como uma das dez línguas mais faladas no mundo, e na cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizada em agosto de 2023, em São Tomé e Príncipe, o presidente do Brasil, Lula da Silva frisou que «era tempo de o português ser língua oficial das Nações Unidas e os países deveriam, em conjunto, desenvolver esforços nesse sentido» – assinala Ana Paula Laborinho, diretora em Portugal da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), em artigo publicado no Diário de Notícias de 27/09/2023. Na rubrica Lusofonias, transcreve-se com a devida vénia este texto, no qual a autora comenta o regresso do Brasil à cena internacional e sublinha o futuro que o português pode ter na definição de uma estratégia geopolítica no seio da CPLP.

À volta do nome Brasil, leia-se um estudo de Onésimo Teotónio Almeida intitulado "De 'Ilha da Vera Cruz' a “Brasil” – revisitação à origem do nome" (Antíteses, Londrina, v.15, nov. 2022, p.321-340). Sobre a identidade brasileira, registe-se "Identidade brasileira é quase indecifrável aos estrangeiros, diz Valter Hugo Mãe" (Exame, 27/09/2023). Finalmente, a respeito do português no século XVI, ou seja, na época em que começou a colonização do Brasil, sugere-se a leitura de "O léxico patrimonial no quinhentismo português", um importante trabalho de Fernando Venâncio (comunicação ao IV Congresso Internacional de Linguística Histórica, Universidade de Lisboa, Julho de 2017).

2. Retoma-se nestas páginas o tema do discurso inclusivo e das diferentes estratégias adotadas para inscrever a defesa de direitos em diferentes línguas, entre elas, o português.  Em Montra de Livros, apresenta-se No Meu Bairro, um livro que, entre outros motivos de interesse, tem o de pôr em prática o chamado «sistema gramatical neutro ELU», o qual consiste em substituir vários morfemas flexionais por outros. Nas Controvérsias, divulga-se, devidamente atribuído, o texto "Bom dia a todos e todas", uma reflexão que o gramático brasileiro Fernando Pestana incluiu no mural Língua Tradição (Facebook, 25/09/2023) e na qual considera que quem profere a saudação «bom dia a todos!» não tem de ser tachado de machista ou não inclusivo.

3. De integração fala-se também na rubrica Ensino, a propósito da situação da disciplina de Português Língua Não Materna (PLNM) nas escolas portuguesas. A consultora Inês Gama propõe um diagnóstico dos desafios e das dificuldades que o PLNM enfrenta no sistema de ensino de Portugal.

4. O inglês impõe-se como língua hegemónica, e a linguagem publicitária é instrumento dessa interferência noutras línguas. No Pelourinho, perante a profusão de palavras e frases anglo-saxónicas nos anúncios feitos e exibidos em Portugal, a consultora Sara Mourato tece críticas e interroga-se: será a língua inglesa obrigatória na publicidade?

5. Não poderá «iremos poder contar» ser uma maneira complicada de dizer simplesmente «contaremos»? Não propriamente, porque os auxiliares poder e ir marcam valores ausentes em contaremos. Esta resposta e outras oito constituem a presente atualização do Consultório, onde se apresentam as seguintes questões: o coletivo equipa pode ter nosso como possessivo? A expressão «tudo de bom» é incorreta? A palavra trás é um advérbio? Porque se hifeniza paterno-filial? Qual é a pronúncia correta de saem e caem? Numa frase entre aspas, o ponto fica dentro ou fora das aspas? Para designar certo gigante mitológico, o nome correto é Tífon ou Tifeu? Como se analisa a frase «pesa-me dos dissabores que lhe causei»?

6. Nas Diversidades, um apelo de Aníbal Fernandes, membro do Movimento Cultural da Terra de Miranda, para que o mirandês seja reconhecido em Portugal no quadro da Carta Europeia das Línguas Regionais ou Minoritárias. Texto transcrito, com a devida vénia, do jornal Público de 29/09/2023, conforme a publicação original, em língua mirandesa.

7. Quanto a atividades académicas que tomam o português e as línguas em geral como objeto de estudo, uma chamada de atenção para o ciclo de conferências que a linguista Olga Ivanova, da Universidade de Salamanca, profere nos dias 2, 3 e 6 de outubro, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. As sessões são organizadas pelo CELGA-ILTEC e pelos grupos do 2º ciclo em Português como Língua Segunda e Língua Estrangeira e 3.º ciclo em Linguística do Português.

8. Relativamente aos três programas sobre língua portuguesa na rádio pública de Portugal:

– Em Língua de Todos, programa difundido na RDP África, na sexta-feira, 29/09/2023 às 13h20* (repetido no dia seguinte, c. 09h05*), conversa-se com os professores Célia Barbeiro e Luís Barbeiro do CELGA-ILTEC (Universidade de Coimbra) sobre "As escolhas na reescrita conjunta: orientação e apreciação pelo professor das propostas dos alunos",  uma comunicação feita no âmbito do 3.º Encontro Nacional do Discurso Académico (ENDA 3).

– Em Páginas de Português, transmitido na Antena 2, no domingo, 01/10/2023, às 12h30* (repetido no sábado seguinte, 07/10/2023 às 15h30*), a professora Micaela Aguilar (Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho) responde a questões a respeito das perspetivas que a Inteligência Artificial e as ferramentas digitais abrem à produção de texto académico. Ainda neste programa, um apontamento da professora Carla Marques sobre o processo de prefixação das palavras irracional e indispensável.

– Os problemas de comunicação que um viajante enfrenta preenchem, de 2 a 6 de outubro, as emissões do programa Palavras Cruzadas, realizado por Dalila Carvalho e transmitido na Antena 2 (de segunda a sexta-feira, às 09h50* às 18h50*). O convidado é Gonçalo Cadilhe, conhecido autor português de vários livros de viagens.

*Hora oficial de Portugal continental.

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. O livro infantil No Meu Bairro, de Lúcia Vicente, ilustrado por Tiago M. (ed. Nuvem de Letras) saiu recentemente a público. Na sessão do seu lançamento, um grupo de pessoas manifestou-se, de forma ruidosa e por vezes agressiva, contra a publicação, os seus valores e até o código de escrita adotado, evidenciando comportamentos considerados uma violação da liberdade de expressão. O ruidoso prototesto de extremistas de direita, que se repetiu quatro dias depois na presentação do livro na Fundação Saramago, visou a linguagem gramaticalmente neutra adoptada pelos autores, o sistema ELU. Este sistema traduz-se num conjunto de propostas que visam a adaptação da linguagem a uma forma de comunicação não sexista, que respeita as pessoas não-binárias, contribuindo para a diminuição dos comportamentos discriminatórios. Tal é feito por meio da procura de formas neutras que não marquem o género, nem masculino nem feminino. Neste quadro, propõe-se a substituição dos pronomes ele(s)/ela(s) pelo pronome neutro "elu(s)", palavra criada para este fim. Entre as "novas regras", sugere-se que a flexão em género dos nomes e adjetivos seja marcada pelo sufixo -e, substituindo palavras como menino/menina por "menine". No quadro das exceções, as palavras que terminam em -co/-ca, passarão a ter a terminação -que (médico/médica → "médique"); as terminações -go/-ga passam a -gue (amigo/amiga → "amigue"); as terminações em -r/-ra passam a -re (professor/professora → "professore"). Por fim, a flexão no plural faz-se com o sufixo -es: pedreiros/pedreiras → "pedreires". Esta proposta é, pelo menos neste momento, marginal em Portugal (ao contrário, por exemplo, do Brasil, onde já se discute se a linguagem neutra deve ser usada nas escolas) e tem sido recebida com muitas reservas por vários setores da sociedade. Não deixa de ser certo que a cortesia de género tem vindo a instalar-se nas diferentes variantes do português. É atualmente frequente ouvir-se como saudação inicial a formulação «Bom dia a todas e todos». A proposta de linguagem neutra entra também em conflito com visões que recusam que o uso do masculino gramatical seja associado a uma posição ideológica que sustenta uma perspetiva sexista da sociedade. 

Ciberdúvidas tem vindo a acompanhar a evolução das propostas e reações relativamente à questão da linguagem inclusiva. Recordamos aqui alguns textos já divulgados: «Linguagem neutra, estilo, morfologia», «O equívoco do termo «linguagem neutra», «Linguagem inclusiva: «os/as trabalhadores/as»» , «Afinal o que é a linguagem inclusiva?». 

2. Serão as expressões «ataque cibernético» e «ataque cibernáutico» ambas válidas? A reflexão de natureza lexicográfica e morfológica abre o Consultório na atualização de hoje. Poderão ainda ser consultadas sete novas respostas: «A grafia de uma no passado», «Contração e complemento do nome: «mãe da Cátia», «Os significados de ler e a sinestesia», «Entreter e entretanto», «Figuras de estilo numa frase do Novo Testamento (1 Coríntios, 13, 1)», «Orçador e orçamentista» e «A função do advérbio até numa frase». 

3. A polissemia do verbo contrair com os seus valores positivos e negativos é explorada no apontamento de Sara Mourato, colaboradora do Ciberdúvidas, onde se parte do significado de «contrair matrimónio» para outros usos do verbo. 

4. A identificação da expressão correta para designar o dia em que o trabalhador está autorizado a não comparecer ao trabalho está na base do apontamento da professora Carla Marques: «Tolerância de ponto» ou «tolerância de ponte»?» (divulgado no programa Páginas de Português, na Antena 2). 

5. A situação linguística da Guiné-Bissau e a realidade do seu sistema de ensino abrem caminho à análise da professora universitária e linguista Margarita Correia (artigo publicado no Diário de Notícias e aqui divulgado com a devida vénia). 

6. Estão abertas as inscrições para o curso Aprendizagem e Ensino do Português Língua Não Materna, promovido pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, na modalidade de ensino a distância (mais informações aqui).

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. Em Lisboa e noutras cidades de Portugal, a presença da língua inglesa é uma constante em textos promocionais, nos nomes de estabelecimentos comerciais e até em iniciativas culturais. Junta-se a pressão do turismo massificado a fazer da anglofonia, correta e incorreta, o veículo de comunicação de todos, empurrando o português para um papel secundário na vida económica do país. Fica igualmente a impressão de numerosos modismos anglo-saxónicos se enraizarem entre os mais novos, a ponto de a campanha publicitária de uma escola de inglês brincar com a situação, num estranho bilinguismo: «Mãe, no need to freak out. Se não está nos files, está na cloud. Já checkaste?» (ou seja, «Mãe, não percas a cabeça. Se não está nos ficheiros, está na nuvem. Já verificaste?»). A propósito deste tema, transcreve-se com a devida vénia, no Pelourinho, a crónica que o escritor e editor Francisco José Viegas assinou no Correio da Manhã em 19 setembro 2023, a criticar os excessos anglicistas numa nova área comercial e cultural da freguesia lisboeta de Marvila.

Na foto, a promoção da nova imagem que a Rádio Comercial apresentou em setembro de 2023 (fonte: Meios e Publicidade, 11/09/2022). Os vocábulos ingleses mood e look significam «estado de espírito, humor» e «aparência, estilo, visual», respetivamente (cf. Dicionário Infopédia Inglês-Português).

2. Não é só o inglês a lançar desafios linguísticos sérios em Portugal. Na rubrica Ensino, a consultora Inês Gama dá conta de um conjunto de reflexões acerca do impacto da presente diversidade linguística da população escolar no ensino em português.

3. A locução «pelo menos» significa geralmente «no mínimo», mas, numa frase como «o temporal causou estragos, pelo menos, em 15 localidades», não manifestará o enunciador também alguma tristeza por não ter havido mais destruição? A questão encontra-se no Consultório e soma-se a sete outras perguntas: «estar de calções» é expressão correta? Como associar «grande parte de» e toda ao nome história na mesma frase? Que nome se dá ao autor de arte sequencial? Diz-se «o envolvimento político das pessoas torna-as cidadãs» ou «torna-as cidadãos»? Qual a diferença entre os verbos falar, recitar e declamar? Como analisar e classificar uma oração como «quando comparada com os colegas»? E como pontuar a interrogativa «e não é que funcionou»?

4. O ponto de interrogação e o ponto de exclamação invertidos são características bem salientes da escrita da língua espanhola, por exemplo, em expressões facilmente interpretáveis por falantes portugueses: ¿Cómo?, ¡Genial! Na rubrica Controvérsias, divulga-se a defesa que o jornalista Jorge Morais faz do uso do ponto de interrogação invertido também em português – nuna transcricaçáo com a devida vénia do rigina publicados semanário Tal&Qual, de 13 a 19/09/2023.

5. Dois registos da atualidade respeitante às relações culturais e políticas entre os diferentes países de língua oficial portuguesa:

– Os estudantes angolanos do ensino superior ficaram isentos de agendar previamente o visto para Portugal (ver Angola 24 Horas, 20/09/2023).

– Realizou-se em São Paulo, em 18 e 19/09/2023, o 1.º Fórum Lusófono de Governação da Internet. Temas discutidos: a língua portuguesa na Internet; os desafios e oportunidades do idioma comum na inteligência artificial; a poesia e literatura em língua portuguesa na Internet; as iniciativas em português na capacitação em competências digitais e na governação da internet (ver mural do Instituto Internacional da Língua Portuguesa, em 21/09/2023).

6. No panorama internacional, relevo para a língua galega, que, desde 19/09/2023, pode fazer-se ouvir no Congresso de Deputados espanhol, a par do basco e do catalão. O Governo espanhol levou também ao Conselho da União Europeia um pedido de reconhecimento do basco, catalão e galego como línguas oficiais nas instituições comunitárias. Foi, no entanto, adiada uma decisão europeia por haver dúvidas (ver Expresso, 19/09/2023; ver ainda o artigo de opinião de Pere Aragonès, "Falar catalão na Europa", no Público, em 18/09/2023).

7. Uma chamada de atenção para três programas dedicados à língua portuguesa na rádio pública de Portugal:

– O trabalho “Uma reflexão sobre os problemas que os estudantes apresentam na escrita académica quando chegam ao mestrado”, apresentado no do 3.º Encontro Nacional sobre Discurso Académico (ENDA 3), realizado em 7 e 8 de setembro, em Lisboa, é o tema de uma entrevista às professoras e investigadoras Mariana Pinto (Escola Superior de Educação de Setúbal) e Inês Cardoso (Escola Superior de Educação de Santarém), transmitida em Língua de Todos, difundido na RDP África, na sexta-feira, 22/09/2023, às 13h20* (repetido no dia seguinte, pouco depois do noticiário das 9h00*).

– No programa Páginas de Português, transmitido na Antena 2, no domingo, 23/09/2023, às 12h30* (repetido no sábado seguinte, 30/09/2023, às 15h30*), convidam-se os professores Célia Barbeiro e Luís Barbeiro, investigadores do CELGA-ILTEC (Universidade de Coimbra), para falar acerca do projeto didático apresentado em  "As escolhas na reescrita conjunta: orientação e apreciação pelo professor das propostas dos alunos", uma comunicação também feita no âmbito do ENDA 3.

– Refira-se ainda Palavras Cruzadas, programa realizado por Dalila Carvalho e transmitido na Antena 2 (de segunda a sexta, às 9h50* e às 18h50*) e que, de 25 a 29 de setembro, é dedicado ao tema da linguagem dos pequenos impostos que existiram ao longo do século XX.

*Hora oficial de Portugal continental.

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. A língua é um instrumento de comunicação que se deixa impregnar pela natureza social, cultural e regional dos seus falantes. Esta versatilidade do sistema linguístico justifica as variedades que coexistem no mesmo tempo e espaço. Entre elas observa-se um fenómeno que tem uma enorme dinâmica: a gíria juvenil. É sabido que as inovações linguísticas têm frequentemente origem na linguagem juvenil. Não obstante, não deixa de ser verdade que nela encontramos palavras ou estruturas que têm um período de vigência que acaba por ser efémero. Não é fácil determinar o que justifica os dois fenómenos, mas ele é observável no contraste entre palavras como bué (termo que permaneceu e que se encontra dicionarizado) e "tótil" (palavra usada com significado equivalente ao da anterior, mas que quase desapareceu). Entre as palavras e estruturas com vitalidade na linguagem juvenil atual, para além do recurso frequente ao inglês, visível em usos como «bué da "nice"» ou "ganda fail", podemos sinalizar expressões como «"tasse" bem», «"tá" tudo bem», «isso (não) é a minha cena» ou «a todo o gás». Entre as palavras mais usadas, podemos apontar o recurso frequente a modismos como tipo ou imagina, que são mobilizados pelos jovens como bordões, que abrem, intercalam ou fecham o discurso, em enunciados como «Imagina, podíamos sair» ou «Tipo, ele chegou a casa eram tipo 8 horas». Este mesmo fenómeno foi observado pelo cronista e humorista Ricardo Araújo Pereira, que o analisa com tom humorístico na sua crónica intitulada «Tipo imagina», que aqui transcrevemos com a devida vénia. 

No Ciberdúvidas, podem ser consultados diversos textos relacionados com o tema dos modismos: «Modismos da língua portuguesa (descartar, imperdível, torcida)», «A era do "eu diria que..."», «Os modismos "dizer que", "observar que", "acrescentar que"», «Ainda o modismo "É suposto..."», «O modismo expectável».  

 2. A questão sobre quais as preposições que o verbo distinguir pode reger abre as atualizações do Consultório, onde se podem também consultar as respostas às seguintes questões: Existe licença poética fora da literatura? O nome metralhamento é aceitável? Qual a diferença entre as expressões modus operandi e modus faciendi? Quais as regras de colocação do clítico com o advérbio após? Qual a origem da expressão «à babuja»?

3. Os pronomes demonstrativos isto, isso, aquilo estabelecem com os pronomes átonos algum tipo de relação sintática que exige a colocação destas palavras em posição proclítica? No seu apontamento divulgado no programa Páginas de Português, na Antena 2, a professora Carla Marques analisa esta questão.

4. A expressão «bala de prata» apresentada como metáfora com valor de "solução quase mágica para resolver algum tipo de problema" tem sido usada no discurso mediático em diversas ocasiões, embora nem sempre com total adequação. Esta é a posição de Paulo J. S. Barata, consultor do Ciberdúvidas, desenvolvida no apontamento «A "bala de prata" que mata os "problemas da habitação"?!...».

5. O mirandês foi reconhecido como segunda língua oficial em Portugal há mais de 25 anos. Todavia, o povo de Miranda do Douro aguarda agora que a Assembleia da República ratifique a Carta Europeia das Línguas Regionais e Minoritárias do Conselho da Europa, um documento que permitirá a implementação de um conjunto de medidas para a proteção e ensino de uma língua que se encontra ameaçada de extinção. No jornal Público, foi feito o ponto da situação num artigo aqui partilhado com a devida vénia. 

6. Divulgamos, para finalizar, a crónica do contista Fernando Évora, onde este ficciona o momento da criação dos adjetivos por Adão e Eva (partilhada com a devida vénia).